quarta-feira, 28 de maio de 2008

Jaime Silva resolve problema das pescas em Portugal


Antes mesmo de reunir com os representantes do sector, Jaime Silva, numa jogada de antecipação política, tomou a decisão de manter viável a frota pesqueira nacional sem ter de se contradizer, ou seja, sem aumentar os subsídios como maneira de fazer frente à escalada do preço dos combustíveis.
Desta forma, numa iniciativa inédita a nível mundial, o Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, decidiu renovar toda a frota de embarcações de pesca e substituir os motores pelas velas, aproveitando assim a energia eólica e fazendo com que todos aplaudissem de pé esta medida de grandes efeitos ambientais.
Eis as suas declarações, à saída do Ministério, trajando uma bonita camisola rosa e umas calças de pinças azul bebé: "Estou muito contente com esta medida, que tomei após muito meditar na melhor forma de solucionar a questão, uma vez que era injusto aumentar os subsídios e não se vê, por outro lado, maneira de estancar o aumento do preço do crude. Inspirei-me num programa que vi na televisão sobre os antigos navegantes portugueses, que deram a volta ao mundo em embarcações à vela e muita glória trouxeram para a Nação. E, para evitar que existissem os costumeiros Velhos do Restelo a perguntar o que fazer nos dias em que não exista vento, procedi à encomenda de vários milhares de ventoinhas que irão ser distribuídas pelas embarcações pesqueiras e que constituirão o chamado Plano B. Já houve, contudo, quem me perguntasse onde é que elas se iriam ligar, uma vez que a bordo não irá existir electricidade, mas isso são farpas vindas daqueles que nunca estão contentes com o que lhes é dado! Ora, arranjem-se, que eu já fiz a minha parte, não acham?"
Magnífico, no mínimo, é o que se nos oferece dizer sobre mais esta grande opção estratégica nacional para um sector que ainda vai existindo em Portugal.
Até quando?
Hic Hic Hurra

Sem comentários: