quarta-feira, 16 de novembro de 2005

Se tivesse sido em Portugal (parte IV)

"Tentámos também obter a opinião de Jerónimo de Sousa sobre a evolução da situação, mas o mesmo ficou afónico depois dos confrontos em Almada com elementos da P.S.P. que confundiram, após ouvirem o discurso de Jerónimo de Sousa no local, um jantar de militantes comunistas com uma reunião de agitadores sociais visando a destruição dos bens envolventes existentes.
A maior surpresa do dia viria, todavia, do lado de Francisco Louçã, quando descobriu que a sua camarada de partido, Ana Drago, havia sido detida pela P.S.P., momento esse que foi registado pelas nossas câmaras.
"J1 – Senhor engenheiro, o que pensa dos confrontos ocorridos na área metropolitana de Lisboa?
FL – Penso que é mais uma clara prova da incapacidade deste Governo para lidar com a realidade e com os conflitos sociais provocados por uma má política de emigração. Queria apenas dizer que estou solidário com os manifestantes feridos e que é revoltante ver a maneira como os agentes de autoridade agridem gratuitamente e sem qualquer motivo pessoas que apenas pretendem exercer o seu direito de manifestação de forma democrática.
J2 – Incendiar carros e casas de terceiros é exercer um direito de manifestação?
FL – Não está provado que tenham sido os manifestantes a cometer tais actos.
J1 – Também não está provado que nesses conflitos tenham existido emigrantes a manifestarem-se contra as políticas de emigração.
FL – O senhor deve ser cavaquista, não?
J2 – O que nos tem a dizer sobre a detenção, a noite passada, da sua camarada Ana Drago, que, ao que consta, foi detida no Bairro Alto quando, com outras três pessoas, incendiava um Mercedes que ali se encontrava estacionado?
FL – Já ouvi os rumores e acho uma completa palhaçada o que tem estado a correr na comunicação social. Não passam de acusações infundadas e ridículas. Aliás, para o provar, vou telefonar à vossa frente para a camarada Ana Drago...onde é que está o... ah, tá aqui...lista...Ana...carregar... (tuut...tuut...tuut...) olá Ana...não é a Ana....realmente eu tinha percebido que era uma voz masculina...estou a falar com...agente Silva da P.S.P. das Olaias...e posso saber o que o senhor está a fazer com o telemóvel da minha amiga?...detida, porque....certo...desculpe, boa tarde, com licença... Como vêem, acabaram de assistir a mais um abuso das autoridades policiais neste país. Além de deterem ilegalmente uma pessoa ligada ao meu partido, porque não tenho dúvidas que não devem existir quaisquer razões válidas e legais para a detenção da minha camarada, ainda atendem chamadas de um telemóvel que não lhes pertence! Com licença, meus senhores, mas tenho de ir verificar o que se passa com a minha camarada".
Efectivamente, a detenção de Ana Drago confirmou-se, pelos motivos descritos na reportagem que passámos. Ana Drago irá ser amanhã presente ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa
".

Sem comentários: