segunda-feira, 17 de outubro de 2005

E o principal destino dos brasileiros é...

Os meios de comunicação social portugueses divulgaram na passada semana que a revista brasileira "Veja" teria publicado um estudo em que concluía que o principal destino dos brasileiros que saem para o exterior é Portugal.
Os portugueses não precisavam de tal estudo para chegarem a essa conclusão óbvia.
Os plantéis dos clubes das nossas modalidades profissionais e amadores encontram-se repletos de brasileiros, o que até já me começa a fazer duvidar que os portugueses pratiquem desporto: parece que gostam mais de ver os brasileiros a fazê-lo.
O nosso comércio está repleto de empregados de nacionalidade brasileira.
Os feudos africanos e eslavos da nossa construção civil já começaram também a sentirem os efeitos da invasão brasileira, vendo-se obrigados a desviar a sua atenção para outros caminhos profissionais.
Os nossos bares nocturnos estão repletos de brasileiras, sendo actualmente, segundo queixas de uma amiga minha que trabalha junto de um tribunal de família, as principais responsáveis pelo aumento dos processos de divórcio em algumas zonas do país.
Algumas zonas do país até já parecem mais brasileiras que portuguesas. No outro dia passei pela Ericeira e senti-me como se fosse um turista em pleno bairro de S. Salvador da Bahia.
Não era preciso os brasileiros da "Veja" terem feito um estudo para chegar a tal conclusão, digo eu.
Bastava terem cá dado um pulinho.

Sem comentários: