quarta-feira, 21 de maio de 2008

Instituto da Droga e da Toxicodependência retira dicionário da sua página na internet

Tendo em atenção a última polémica, que fará o Presidente daquele Instituto ir prestar esclarecimentos à Assembleia da República, o IDT já retirou da sua página da internet um dicionário do calão que ensinava os jovens a lidar com a problemática da droga, esclarecendo-os, por exemplo, que um "betinho", "cocó" ou "careta" era aquele que não consumia droga e, por isso, era considerado conservador, desprezível e desinteressante.
Em sua substituição, aquele Instituto Público vai disponibilizar, em breve, uma cartilha contendo explicações para definições obscuras e que causam grande crispação, tais como "caldo", "panfleto", "chuto", "ganza", "tripe", "snifar" ou "ressacar", que permitirão às crianças e jovens de hoje um cabal esclarecimento desta realidade.
A aldeia também ficou a saber que o lema do IDT é, actualmente, "se não os podes vencer, junta-te a eles" e ao tentar chegar à fala com o Presidente daquele organismo foi barrado por uma secretária alucinada e histérica que se agarrou às nossas pernas aos berros e nos gritou aos ouvidos palavras sem nexo enquanto nos recitava, também em alta voz, poemas de amor em sânscrito e tocava harpa com os pés.
Horas mais tarde, encontrando-se já calma e enquanto procurava nas gavetas outra dose, esclareceu-nos que o Senhor Presidente encontrava-se reunido com o Conselho de Administração numa sessão de esclarecimento sobre os benefícios da cocaína, quando misturada com LSD, e que era coisa para demorar. E, com efeito, do outro lado da porta do seu gabinete ouvimos uivar, batidas que pareciam cabeças a chocar contra as paredes, frases desconexas, muitos queixumes e alguém que afirmava numa voz arrastada: "Esta cena é muita baril, meus!!! Olhem, também estão a ver aquele vagalume com cabeça de leão e pernas de zebra? Não? Que estranho! E a barata com pés de cabra e pescoço de girafa? Também não? Ora bolas, eu podia jurar que...".
Hic Hic Hurra

2 comentários:

Anónimo disse...

Acho bem. Espero que o retomem com novo fôlego e já dentro do nobre espírito do Acordo Ortográfico.
A nossa juventude bem precisa de referências, conselhos não só para bem se drogar mas também para se exprimir galhardamente como um bom agarrado que se preze.

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro xico ventoso,

Dá gosto ser dependente num país assim!

A malta preocupa-se com o nosso bem-estar.

Para quando a comparticipação total, por parte do Serviço Nacional de Saúde, na aquisição da droga?

E para quando a sua legalização?

Hic Hic Hurra