Mudam-se os treinadores, mudam-se as vontades
De descalabro em descalabro, o Benfica parece seguir feliz e contente. Sobretudo os seus adeptos. E eu até torço por todas as equipas portuguesas, sem excepção, nas competições europeias.
Quando o Fernando Santos, que havia acabado de começar a época, tinha ganho o troféu do Guadiana na pré-época ao rival Sporting (é sempre bom para o ego!) e tinha posto o Bennfica com um pé na fase de grupos da Champions, foi corrido, todos exaltaram. E mais esfuziantes ficaram quando lhes foi anunciado o salvador da tasca, o Camacho.
Meia dúzia de jogos depois, não ganham os jogos mais difícieis na Liga, passam à fase seguinte da Taça da Liga após eliminarem o poderosíssimo Estrela da Amadora com um penalti escandalosamente inventados nos descontos e averbam duas derrotas consecutivas na Liga dos Campeões.
Lenços brancos ao treinador?, assobios ao Zé-Tó?, pede-se chicotada psicológica?...
E o mais engraçado são as justificações para tornar aceitável a derrota e, sobretudo, minorar o seu impacto na auto-estima do pessoal: perder 1-2 com o campeão da Europa até nem é um mau resultado (podiam ter levado 7 ou 8!); o Shakhtar Donetsk é o actual líder do super competitivo campeonato ucraniano; e com o Celtic já se está mesmo a ver - «são muito agurridos, não param o jogo todo».
E até já deu a entender, à 6.ª jornada, que o título está entregue ao Porto...
Amigos lampiões, abram os olhos e vejam outra luz para além da banheira do vosso estádio!
O Camacho é tão bom treinador como o Octácio Machado e só porque se põe a gritar aos jogadores à laia de motivação «cojones» e «coño» e empolga 2 ou 3 jogadores a correrem mais (só não sabem é para onde) não o torna melhor que o Engenheiro.
A verdade, nua e crua - e olhem que também me dói - é que, neste momento e já há alguns anos, só o FCP tem estaleca europeia. O Sporting, parece-me, está a ganhá-la, pois só se pode obtê-la com uma presença sistemática na Champions e rodando os jovens e promissores jogadores do plantel. O SLB é que parece ser um deserto de ideias.
E olhem que que a coisa está negra para os clebes lusos!...
(clicar no título)
1 comentário:
Caro Senhor Inspector,
Não diga mal do homem, que até tem nome de vinho (pelo menos, das poucas vezes que ouvi relatos de futebol ou entrevistaram o homem, fartaram-se de lhe chamar "Rosé" António Camacho, o que me deixou a delirar e captou logo a atenção para o assunto...).
Hic Hic Hurra
Enviar um comentário