quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Mudam-se os treinadores, mudam-se as vontades

De descalabro em descalabro, o Benfica parece seguir feliz e contente. Sobretudo os seus adeptos. E eu até torço por todas as equipas portuguesas, sem excepção, nas competições europeias.

Quando o Fernando Santos, que havia acabado de começar a época, tinha ganho o troféu do Guadiana na pré-época ao rival Sporting (é sempre bom para o ego!) e tinha posto o Bennfica com um pé na fase de grupos da Champions, foi corrido, todos exaltaram. E mais esfuziantes ficaram quando lhes foi anunciado o salvador da tasca, o Camacho.

Meia dúzia de jogos depois, não ganham os jogos mais difícieis na Liga, passam à fase seguinte da Taça da Liga após eliminarem o poderosíssimo Estrela da Amadora com um penalti escandalosamente inventados nos descontos e averbam duas derrotas consecutivas na Liga dos Campeões.
Lenços brancos ao treinador?, assobios ao Zé-Tó?, pede-se chicotada psicológica?...

E o mais engraçado são as justificações para tornar aceitável a derrota e, sobretudo, minorar o seu impacto na auto-estima do pessoal: perder 1-2 com o campeão da Europa até nem é um mau resultado (podiam ter levado 7 ou 8!); o Shakhtar Donetsk é o actual líder do super competitivo campeonato ucraniano; e com o Celtic já se está mesmo a ver - «são muito agurridos, não param o jogo todo».
E até já deu a entender, à 6.ª jornada, que o título está entregue ao Porto...

Amigos lampiões, abram os olhos e vejam outra luz para além da banheira do vosso estádio!
O Camacho é tão bom treinador como o Octácio Machado e só porque se põe a gritar aos jogadores à laia de motivação «cojones» e «coño» e empolga 2 ou 3 jogadores a correrem mais (só não sabem é para onde) não o torna melhor que o Engenheiro.

A verdade, nua e crua - e olhem que também me dói - é que, neste momento e já há alguns anos, só o FCP tem estaleca europeia. O Sporting, parece-me, está a ganhá-la, pois só se pode obtê-la com uma presença sistemática na Champions e rodando os jovens e promissores jogadores do plantel. O SLB é que parece ser um deserto de ideias.

E olhem que que a coisa está negra para os clebes lusos!...
(clicar no título)

1 comentário:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro Senhor Inspector,

Não diga mal do homem, que até tem nome de vinho (pelo menos, das poucas vezes que ouvi relatos de futebol ou entrevistaram o homem, fartaram-se de lhe chamar "Rosé" António Camacho, o que me deixou a delirar e captou logo a atenção para o assunto...).

Hic Hic Hurra