O Dia Nacional da Cortesia ao Volante
Sinceramente, face ao civismo e à educação do típico luso ao volante, creio que não havia necessidade de se promover uma iniciativa deste calibre pois, como se sabe, até a mais pacata das velhinhas, com idade para ser nossa avó, se transfigura quando colocada atrás de um volante.
Se refiro esta data foi porque, mesmo a calhar, nesse dia passei pelo trabalho de um amigo para irmos juntos beber uns copos à taberna da aldeia e, uma vez que ele trabalha num parque de estacionamento privado, enquanto ele foi trocar de roupa eu fiquei no lugar dele, pelo menos até chegar o moço que o iria substituir.
O parque estava à pinha, acho que nem dava para estacionar um par de patins, um ao lado do outro, mas eis que chega um cidadão modelo, com a sua linda viatura, que sai do carro e, a sorrir para os dois amigos que com ele estavam, inicia este diálogo comigo:
Ele: " - Psst, ó rapaz... toma lá a chave e estaciona-me o carro, vá!"
Eu: " - Ó amigo, olhe que eu..."
Ele: " - Despacha-te, ó cabeça de atum, faz o que eu te digo e nada de conversas!"
Eu: " - Primeiro, o parque de estacionamento está lotado; segundo..."
Ele: " - Deixa-te de merdas, ó atadinho, fica a saber que eu sou o primo do dono desta espelunca e se eu te digo que é para arrumares o carro então é para arrumares o carro e mais nada! Ou queres que eu faça queixa de ti ao patrão e tu vais para o olho da rua, ó jeitoso?"
Eu: " - Eu estou apenas a avisá-lo de que..."
Ele: " - Olha lá, ó campeão, tu estás a avisar o quê? Faz imediatamente o que eu te digo se não queres ter problemas, ouviste? Tarda nada 'tou-ta partir os cornos! Vá, anda... arranja lá um lugarzinho para o carro, e de preferência próximo daquela pick-up vermelha que é da minha mulher! Percebeste ou queres que te explique como se tu tivesses 4 anos e fosses muito loiro?"
Pronto, eu calei-me e fiz exactamente o que ele me pediu.
E, em homenagem ao dia especial, como cortesia ainda lhe entreguei o volante em mãos.
Não sei se o meu amigo ainda lá trabalha, mas de uma coisa eu tenho a certeza: quem não foi despedido fui eu!!!!
Hic Hic Hurra
Sem comentários:
Enviar um comentário