terça-feira, 24 de abril de 2007

Comemorações

Uma vez que nos próximos dois dias não irei estar por aqui (tal como Santana Lopes, e aproveitando a vaga do post anterior, irei andar por ai), decidi deixar, por antecipação, umas quantas palavritas sobre o 25 de Abril.
Primeiro que tudo, eu sou mais um adepto do 1 de Dezembro. A minha pele monárquica a isso me obriga. Além disso, as comemorações do dia 1 de Dezembro têm a vantagem de não obrigarem a discursos comemorativos e exaustivos na Assembleia da República, onde o tema em foco é sempre a abordagem dos problemas sociais por parte do senhor Presidente da República (fosse o discurso de sua Alteza Real, El-Rei D. Duarte, e talvez a minha opinião sobre este dia pudesse ser diversa).
Por outro lado, a esquerda tomou este feriado como coisa exclusivamente sua. Ou seja, tudo o que seja do PS para o lado direito (ou mesmo no interior do PS para o lado errado, como é o caso do P.M.), nunca deveria, no caso da verdadeira esquerda, participar nestas comemorações. O que põe claramente em pulgas a minha vertente conservadora e monárquica, capaz de deixá-los a falar sozinhos e a comemorarem algo que todos os portugueses deveriam comemorar. Bom, quero dizer, todos os portugueses não, só aqueles que não gostavam da ditadura (entre os quais não se contam aqueles que votaram no Salazar para o concurso “Grandes Portugueses”; posso desde já dizer que votei no D. Afonso Henriques e que tenho a consciência perfeitamente tranquila por ter votado num sujeito que bateu na mãe e não num sujeito que mandou bater em todos os filhos das mães deste País).
Depois, é um feriado que, claramente, este ano não traz qualquer benefício ao pessoal. Comemorar algo a uma quarta-feira é algo que bule com o normal espírito festivo do tuga, que está habituado a ir comemorar em fim-de-semana prolongado para uma praia deste País, longe de casa (e, já agora, da Assembleia da República).
Finalmente, porque é que hei-de comemorar um feriado que levou a que neste momento o País seja governado pelo José Sócrates e tenha na oposição o Marques Mendes?
Por tudo isto, e quanto ao 25 de Abril do ano de 2007, só posso dizer uma coisa: VIVA O REI!

Sem comentários: