segunda-feira, 23 de abril de 2007

Agarrando o réptil do Zé...

Para além de BD, de que sou incondicional fã (desde tenra idade) e inveterado coleccionador, tou lendo o 3.º volume da Biografia Política de Álvaro Cunhal, do nosso colega bloguista Eng. Pacheco Pereira.
Refira-se que li os dois anteriores.
O calhamaço - cerca de 750 páginas! - aborda o período em que Cunha esteve preso.
Sendo o Pacheco Pereira insuspeito - deve ser dos gajos que em Portugal mais sabe da História do Comunismo (mais que a malta do PCP) -, a Biografia é escrita de forma muito rigorosa e extremamente objectiva (constante citação das fontes), fazendo com que qualquer um - mesmo os anticomunistas primários como eu - ganhe admiração pela personalidade e qualidades humanas do indivíduo, porventura algo diabolizado após o 25 de Abril.
Só lamento que o Alvaro não tenha canalizado as suas capacidades noutro sentido.

Paralelamente, terminei de ler um tão interessante quanto opaco livro de Fernando Pessoa intitulado «A Hora do Diabo» (da Assírio & Alvim).
Trata-se de uma compilação de textos esparços e manuscritos do poeta, muitos deles inacabados ou simples rascunhos, desenterrados do seu vastíssimo e ainda pouco explorado espólio.
Apesar da poesia ser um campo literário que abordo pouco - e que talvez por o desconhecer costumo afirmar não gostar muito dele - começo a pouco e pouco a render-me ao génio de Pessoa.

Só tenho pena de não ter tempo/paciência para ler mais, visto ser esta uma das minhas paixões. Mas quando a nossa labuta diária passa precisamente por ler grandes quantidades de texto, para mais super desinteressantes, nem sempre ao fim do dia sobra disposição para nos atirarmos à leitura...
Mas já agora partilho convosco uma inconfidência: nos últimos meses praticamente não tenho visto televisão e sabem que mais? - tenho adorado!
Experimentem.

2 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Malta, como é????

Qual de nós vai telefonar ao Matos????

O homem anda a ler livros políticos!!!!! E... imagine-se, poesia!!!!!!!!!

Caro Senhor Inspector,

O que é uma Televisão?

Hic Hic Hurra

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Quem, o Grande Educador da Classe Operária???

Não lhe façam isso, que o homem morria desgosto e a seguir morria eu, com um martelo na mona!