segunda-feira, 22 de maio de 2006

1.º DIA DE TRABALHO

MAIS UM EXCLUSIVO «GAZETA DA ALDEIA»

Fernando Santos começou o seu primeiro dia do resto da sua época como treinador das águias (piu, piu, piu) com uma reunião de trabalho. Reuniu logo pela manhã com Luís Filipe Vieira e José Veiga. Os nossos serviços de informação, como não podia deixar de ser, estiveram lá e transcrevem aqui, em absoluto exclusivo, o que lá passou:

FS: Então muito bom dia, meus senhores, vamos lá pôr mãos à obra.
LFV: Ó Engenheiro, calma aí, hum, ainda agora começou e já está, hum, com a pressa toda? Primeiro, hum, o que vem primeiro: ó Lurdes, hum, chega aqui! O que querem, hum, beber?
FS: Para mim pode ser um café, grego se tiver.
JV: O costume!
LFV: Eu quero, hum, um chazinho, daqueles, sabes Lurdes, hum?, da pedrinha castanha.
Lurdes: Pois atão, qué-se dizer, um café com um prego pó Mister, uma bica dupla com cheirinho e um copo com grozan para o Sôr Director e a chamonzito pró Sôr Presidente...
FS: CAFÉ GREGO, EU DISSE CAFÉ GREGO!
Lurdes: O Mister ainda agora aqui chegou e já me estou a ver grega... ai, ai os meus meninos, depois de levarem com o Kuméne vão agora...
LFV: Pronto, Lurdes, já chega! Hum, põe-te a mexer!! Se não fosse aquele cuzinho, hum, hum, não sei não.
Ó mister Santos, hum... Nando, posso tratá-lo por Nando?
FS: Não me leve a mal, Senhor Presidente, mas preferia que não o fizesse.
LFV: E Santinho, hum, pode ser Mister Santinho - é mais íntimo e sabe, hum, que no Brasil...
JV: Ai, o Brasil...
FS: Senhor Presidente, e que tal se nos ficássemos pelo Mister, hem?
Senhor Director, podemos começar já a tratar dos reforços para a nova época? Eu tenho aqui alguns nomes que gostaria de deixar à vossa consideração. Sabe, o clube está muito carenciado nalguns sectores, em especial na baliza, na defesa, no meio campo e no ataque, por isso...
JV: O Brasil...
LFV: Exactamente, Mister Santinho, hum, tamos em sintonia, hum...
FS: Eu estou bem ciente das dificuldades financeiras do Benfica, por isso sugiro uma incursão no mercado grego, que eu tão bem conheço e que não está caro.. Assim, por exemplo, o Katsouranis e o Papadopoulos, que ...
LFV: Pére aí, hum, Mister - Ó Veiga, diz lá, hum, o que tens aí na carteira prá gente?
JV: Então vamos lá: Mister Santos, eu entendo as suas sugestões, mas compreenda uma coisa - esses jogadores gregos (ou quaisquer outros) não são meus, por isso, tá a ver?
Mas olhe, não faça essa cara que eu tenho aqui uns verdadeiros craques.
FS: Ai sim, isso é muito bom. Chute-os lá então.
JV: Tive no Brasil na semana passada e...
LFV: Hum, não era à Venezuela que tu ías?...
JV: Senhor Presidente, então, tento na língua! Como ía dizendo, estive no Brasil e contratei... quero dizer, referenciei três jovens promessas, que são já certezas: Carlão, defesa central, 21 anos, 1,95 mts., joga no Esperança de Belo Horizonte e só não foi titular toda a época porque teve um azar do caneco e lesionou-se logo na primeira jornada, aos 89 minutos de jogo após ter entrado 5 minutos antes e ter salvo um golo na linha de baliza; Marcelo Curitiba, 34 anos, titular indiscutível do Paranais de Porto Seguro, 12 internacionalizações pela Selecção A de sub-18, médio defensivo muito polivalente, pois também joga a central ou a guarda-redes; e Ronaldinho Matogrossão, 25 anos, prodigioso ponta de lança do Internacional do Maranhão, que só não foi o melhor marcador do campeonato estadual porque os defesas contrários não deixarm, mas é um jogador com muita vontade de marcar.
LFV: Ó Veiga, hum, tens a certeza que esses gajos, hum, são mesmo bons jogadores?
JV: Senhor Presidente, veja lá o que diz... olhe que o Carlão até está a passar férias na Colômbia e disponibilizou-se, caso o queira, a trazer-lhe aquela bagagem que deixou lá esquecida, lembra-se?
LFV: Senhor Mister Santos, olhe que o Veiga, hum, o Senhor Director nunca se engana - são craques pela certa, hum! E o Carlão, hum, é um prodígio: vi uns jogos dele há 2 anos, hum, quando estive no Panamá e...
JV: Senhor Presidente!
LFV: Hum, quando estive de panamá em São Paulo, hum, um senhor defesa, hum, acredite!
FS: Mas não me parece que a prioridade dos reforços deva ir para a defesa: aí temos o Luisão, o Anderson, o Leo, o Nelson, o Ricardo Rocha...
LFV: Hum, o Ricardo Rocha já era, hum...
JV: Permita-me, Senhor Presidente... O Nelson, não sei se viu, mas passou de lateral modelo a passevite, o Luisão, acredite, já não volta do Brasil -ai, o Brasil! - e o Leo estoirou a época passada: conte com uns seis meses de lesões.
FS: Bem, se é assim... e o meio campo? Podemos contar com o Petit, o Simão, o Manuel Fernandes...
JV: Eu cá não estava assim tão seguro, Mister Engenheiro. O Petit, já anda o Mancester atrás dele; o Simão, ele é Chelsea, ele é Liverpool, ele é Juventus... mas não se preocupe que estamos todos a rezar arta que ele não jogue no Mundial... ou pelo menos que não jogue mais do que aquilo que fez este ano no Benfica, ha, ha, ha! Não achou graça? e o Manuel Fernandes, a ver o que faz no Euro Sub-21, mas olhe que os franceses andam de olho nele
FS: E quem é que fica??? Não nos podemos desfazer assim dos principais jogadores do clube, temos a Champions, recordam-se?
LFV: Ó Veiga, porra, hum, o Santos tem alguma razão - hum, se vendermos essa gente toda ficamos, hum, sem...
JV: Senhor Presidente, olhe os seus 10%...
LFV: Tenha calma, hum, Mister Nandinho, que temos ainda, hum, um plantel recheado de grandes, hum, jogadores: o Moretto, esse Yashine, hum, dos nossos tempos, o Nuno, hum, Golos, o terror das defesas e, hum, dos cabeleireiros, o Laurent Robert - aquele golo aos tripeiros, hum, hum, o Manduca, qual, hum, gazela, o Assis, grande, hum, estratega, o Marcel - ó Veiga, esse joga, hum, onde?
JV: Onde o Mister quiser. E não se esqueça do nosso «palanca negra» - Mantorras!
LFV: É verdade, hum, Engenheiro Mister, hum, é que já encomendamos à Microsoft, sabe, hum, aquela empresa do Senhor Gates, hum, dois novos joelhos com um, hum, up-grade do FIFA 2006; agora é que o homem, hum, vai correr como tudo, e sem se lesionar (os joelhos trazem uma garantia de 15 jogos ou 1.350 minutos de jogo).
JV: Senhor Presidente, Mister Santos, a reunião está a ir muito bem mas eu tenho que me ausentar pois preciso de apanhar o vôo das 12.00h para o Rio de Janeiro - vou lá comprar..., isto é, captar mais aulguns talentos para o nosso Glorioso
FS: Ah, vai outra vez para o Brasil?...
JV: Brasil, ai o Brasil...
LFV: Tá bem, Veiga, podes abalar, hum, que a gente continua sem ti...
JV: Senhor Presidente, acho isso muito imprudente; é melhor ir ali até à sua fábrica de recauchutagem, em Alverca, que parece-me que tem ali uns pneusitos cheios de pó, tá a ver?
(à parte) Senhor Engenheiro, não me leve a mal, mas não queria correr o risco de contratarem para aí algum jogador de que eu não seja empresário...
FS: Sendo assim, vou ali para o meu gabinete visionar alguns jogos do Befica da última época, para ficar a conhecer melhor os jogadores da equipa...
JV: Leve o travesseiro, Mister...
LFV: Hum!

Sem comentários: