terça-feira, 18 de abril de 2006

A diminuição dos desempregados sentida pelo Seu Ifigénio da mercearia

Tendo por base a última sondagem, que dava conta da diminuição do número dos desempregados em Portugal, e na ânsia de conseguir provar o contrário, dirigi-me à mercearia do Seu Ifigénio, velho amigo e conhecido, que ainda em tenra idade deixou a sua África Natal e veio tentar sua sorte nesta aldeia lusa, onde o seu estabelecimento comercial já é conhecido pela qualidade da mercadoria que vende e pela simpatia no atendimento.

Eis, aqui, o resumo da nossa conversa:
ZP - Bom dia, Seu Ifigénio, então essa naturalização já saíu?
SI - Olha quem é êle!!!! Seu Porvinho, benvindo seja e que a saúde ti acompanhi!
ZP - Obrigado, amigo... mas não respondeste à minha pergunta.
SI - Xiiiiiiii, Seu Porvinho, ind'ontem dji tarde recebi documentação para apresentá prova que tenho comércio em Portugal, para assim ficar definitivamente assente que sou capá de sobrexistir!
ZP - De subsistir, amigo... de subsistir. Mas, caramba, vieste para cá quando?
SI - Em 75, Seu Porvinho.
ZP - E quando iniciaste o processo de naturalização?
SI - Em 76, Seu Porvinho... mas parece qui perderam os papeli! E tive de começá tudo dji novo... pele menos umas seis vez!
ZP - Ah... percebi... bom, mas não é por isso que aqui venho. Queria levar o garrafão da pinga do costume e fazer-te uma pergunta. Também tu, velho amigo, terias sentido aqui a diminuição dos desempregados que o Governo tanto apregoa?
SI - Xiiiiiiiiii, Seu Porvinho... ó se Ifigénio sentiu! Tá tudo caro para djimónio. Os pessoa vão dizendo que paga, mas não paga. Leva os produto, mas não deixa euro. Por outro lado, os níveu de vida aumentou muito, foi os IVA, é os gasulina, são os taxa... não dá para vivé, memo!
ZP - Espera aí, ó amigo. Mas se assim é, estás a invocar precisamente os motivos que me levam a duvidar da diminuição dos desempregados.
SI - Mas podji crê que assim é!
ZP - Mas como? Se está tudo mais caro e se não te pagam a tempo e horas, como é que podes afirmar que houve, no teu caso, diminuição dos desempregados?
SI - Ora, é evidente, Seu Porvinho. Eu, como o Sinhô sabe, sempre tive comigo os meus fiéis empregados, num total de dez! Ora, com esta desgorvenação, agora tive de mandá tréis embora. O que, matjematicamente falando, leva a que tenha havido uma "diminuição dos dez empregados"! Agora já só tenho sete!

Hic Hic Hurra

2 comentários:

ENGº. Viriato disse...

O drama, a humilhação, a amargura, o desalento, a angústia, a tragédia de um empresário em Portugal...acabo de ler este post com os olhos marejados de lágrimas e o coração em sofrimento solidário!

Bottled (em português, Botelho) disse...

Chefe,

Brincai, brincai... mas não vos esqueceis que às vezes a brincar se dizem grandes verdades!

O que não é o caso, pois toda a gente sabe que crónica escrita por mim só pode ser besteira!

Cumprimentos amigos.

Hic Hic Hurra