sexta-feira, 24 de março de 2006

Má Temática - Informativos Semanários (IV - Maria)

Bem podem vir com a história de que não é um informativo semanário. Errado, meus caros habitantes. Nenhum outro meio de comunicação social formou tanto os portugueses, nos anos 80, como a revista “Maria". Quem não se recorda do pessoal a ler todo à socapa o “correio sentimental”, onde quer que houvesse um português com a revista “Maria” nas mãos? Quem não se recorda das fabulosas perguntas ali colocadas, que nos levava a pensar que aquilo devia ser tudo inventado pelo pessoal lá da revista?
A "Maria" fez mais pelos conhecimentos sexuais dos portugueses que todo o conjunto de programas televisivos do Júlio Machado Vaz ou do Francisco Allen. Com a "Maria" tomámos conhecimento da ignorância dos portugueses na matéria.
Talvez a primeira revista portuguesa de gossips (a “Crónica Feminina” e a “TV Guia”, esta nos seus primórdios, nunca tiveram tal vocação), a "Maria" foi evoluindo no tempo e adaptando-se às diferentes e sucessivas gerações sem no entanto alterar o seu conteúdo: continuam lá os gossips, os programas televisivos, o correio sentimental, os contos eróticos e a melhor forma de satisfazer os desejos masculinos.
Por vezes penso na mistura explosiva que seria ter a “Maria” (ou mesmo a mítica revista "Gina") dirigida pelo José António Saraiva ...
E a melhor de tudo é que, em caso algum, falam de política! Querem melhor incentivo para a sua leitura?

Sem comentários: