quinta-feira, 23 de março de 2006

Má Temática - Informativos semanários (III - O Crime)

Pois é. Não estavam à espera desta, pois não?
É o meu semanário favorito. Mal amado por muitos, pouco considerado por outros, é um jornal cujas notícias são frequentemente aproveitadas por outros media que não indicam a origem da notícia, ao contrário do que acontece com os jornais tidos como “sérios”.
Tentam acompanhar a área da sua especialidade e fazer uma “perninha” em outras matérias.
Raramente têm notícias desmentidas, sinal de que as suas fontes são credíveis ou de que toda a gente pensa que as suas notícias não podem ser levadas a sério. Nada mais errado.
Têm uma primeira parte dedicada ao crime nacional, e normalmente uma reportagem ou uma entrevista de fundo nas partes centrais. Tem classificados que são anedóticos (o senhor de 47 anos que quer arranjar uma senhora casadoira já se tornou um clássico do jornal), uma zona desportiva com referência a factos que mais nenhum dos jornais desportivos normais faz alusão, uma secção dedicada aos grandes crimes internacionais e uma última página com fait-divers nacionais a que, mais uma vez, mais nenhum dos jornais tidos como sérios faz alusão.
Tem um caderno com entrevistas ao pessoal ligado ao espectáculo nacional, o fabuloso concurso dos “Reis da Música Nacional” e sim, um conto erótico semanal extraído de peças de obras verídicas e publicadas pelas editoras nacionais tidas como sérias.
Tem poucas páginas, mas consigo perder mais tempo a ler o “Crime” do que o “Expresso”.
Talvez por o achar mais sério.
São poucos, talvez mal pagos, mas parece-me pessoal dedicado e honesto.
Espero que o José António Saraiva não se lembre um dia de fazer uma OPA sobre o “Crime”.

Sem comentários: