terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

Era inevitável...

O inesperado sucedeu no dia de ontem, quando a embaixada de Portugal em Marrocos foi alvo de incidentes e desacatos provocados por uma manifestação de milhares de muçulmanos que se postaram à porta da mesma gritando palavras de ordem, queimando várias bandeiras portuguesas bem como alguns cartazes com a imagem de Pedro Santana Lopes. Perante a estupefacção do embaixador português em Rabat, todos os veículos automóveis estacionados em redor da embaixada foram queimados e destruídos, não se tendo conhecimento de feridos ou mortos na sequência dos incidentes. Segundo fontes ligadas à embaixada portuguesa, e após contacto com as autoridades marroquinas, apurou-se que na origem da manifestação esteve a divulgação, por um blogue português, denominado “Aldeia Lusitana”, das caricaturas do profeta Maomé que foram originariamente publicadas na Dinamarca.
Tentámos contactar o Ministro dos Negócios Estrangeiros, mas o mesmo não quis prestar qualquer tipo de comentários sobre este assunto antes de falar com os responsáveis pelo blogue. Sabemos também que, entretanto, o Bloco de Esquerda, na pessoa de Ana Drago, já propôs a formação de uma comissão parlamentar de inquérito a este caso.
Após investigação da nossa redacção, conseguimos apurar a identidade e paradeiro do mentor do blogue português em causa, ao que consta um sujeito do sexo masculino que se autodenomina como “Viriato”. Conseguimos contactar a sua residência, todavia pela sua mãe foi dito que o mesmo ainda não tinha acordado, mas que lhe daria o recado para contactar a nossa redacção quando acordasse.
O “Diário da Manhã” continua à espera...”

Sem comentários: