quarta-feira, 22 de fevereiro de 2006

COWGAYS

Revia eu ontem esse portentoso clássico RIO BRAVO, de Howard Hawks (1959), com as inesquecíveis interpretações de John Wayne e Dean Martin, e veio-me à memória o recente êxito de hollywood «Brokeback Moutain», principal candidato aos óscares deste ano.
Para quem ainda não tenha visto o filme (é o meu caso) e nada saiba do mesmo, pode-se resumir o seu argumento em 3 palavras: dois cowboys larilas.
É isso mesmo, agarraram no estereótipo do homem viril e machão por excelência e assassinaram um ícone da infância e juventude de milhões de pessoas.
Quantos de nós, rapazes, não se mascararam de cowboys - e mesmo algumas meninas de cowgirls -, não jogaram aos índios e cowboys, empunhando o seu colt de seis tiros, munidos de letais fulminantes?
Pois é, agora, se quiserem mascarar neste Carnaval os vossos filhos de cowboy, não se esqueçam de os aprimorar com um baton e um rímel, o chapéu pode ser a capeline da avó e as botas com saltos 5 cm mais altos, sem esquecer um colete bem florido e o inevitável lenço à volta do pescoço em seda, com estampados em rosa e fuschia.

Sinto que a minha meninice foi violentada, ou mesmo violada, pelo que estou seriamente a pensar constituir uma associação: ADCL - Assciação de Defesa do Cowboy Lusitano.
Junta-te a nós, vem defender um património que já não é dos EUA, que o renegaram, mas antes de toda a humanidade, e em especial desta nossa Aldeia!
É que se já não há cowboys como antigamente, ainda há tugas para tratar das vacas.

Sem comentários: