quinta-feira, 10 de novembro de 2005

"É uma solução para vários problemas"

Contra tudo e contra todos, parece que José Sócrates irá mesmo instalar sistemas de co-incineração de resíduos perigosos em Souselas e no Outão.
Uma vez que o Governo anterior havia optado por outro sistema, que afirmava cientificamente melhor que a co-incineração, e dado que não existiram outros estudos entretanto realizados, começaram a surgir na Aldeia dúvidas sobre se a atitude de José Sócrates proviria de razões cientificamente correctas ou de simples teimosia da sua parte.
Foi assim que, para melhores esclarecimentos, solicitámos uma entrevista ao senhor Ministro do Ambiente, o qual acedeu gentilmente ao nosso pedido.
Para o efeito, e mais uma vez, enviamos o nosso jovem e prometedor jornalista Dâmaso Salcede ao encontro do senhor Ministro do Ambiente, para mais uma entrevista exclusiva para a Aldeia.
(clic)
DS – Bom dia, senhor Ministro.
MA – Bom dia.
DS – O senhor Ministro...ahmm... tem uma gravata muito bonita.
MA – Gosta? Foi o senhor Ministro dos Negócios Estrangeiros que ma ofereceu pelo meu aniversário. Parece que é americana.
DS – A propósito de americana... Porquê o motivo de se prosseguir com a ideia da instalação do sistema de co-incineração de resíduos perigosos em Portugal, quando o anterior Governo publicou estudos onde comprovava que o mesmo não era o mais adequado para o tratamento de tais resíduos?
MA – Bom, como é do domínio público, o anterior Governo não tinha qualquer elemento no seu executivo que percebesse alguma coisa de matéria ambiental. Este Governo é diferente. O Primeiro-Ministro foi Ministro do Ambiente durante alguns anos. Por isso, é a pessoa mais adequada para garantir qual o sistema de tratamento de resíduos mais adequado ao país.
DS – E baseado em que estudos científicos?
MA – Nos estudos que foram mandados efectuar pelo Senhor Primeiro-Ministro.
DS – Quando?
MA – Na altura em que os teve de fazer.
DS – Mas durante o ano de 2005?
MA – Repare, meu jovem, as verdades científicas, quando absolutas, são imutáveis. Os estudos efectuados pelo Senhor Primeiro Ministro na altura em que era Ministro do Ambiente continuam totalmente válidos e insusceptíveis de serem contraditados.
DS – Então e os estudos mandados efectuar pelo Governo PSD?
MA – Referem-se a outros detritos diferentes dos nossos.
DS – Como assim?
MA – O nosso sistema visa a destruição de detritos perigosos que nunca foram contemplados nos estudos efectuados pelo Governo anterior, por desconhecimento da sua existência. O sistema de co-incineração, por inerência, já está pensado para enfrentar as consequências da gripe das aves, com fornos preparados para derreter cadáveres de galináceos e de outras aves, bem como para a desmaterialização dos processos prosseguida pelo meu colega da Justiça, com fornos destinados à destruição de documentos comprometedores que sejam apreendidos nos inquéritos.
DS – Comprometedores para quem?
MA – Para os direitos, liberdades e garantias das pessoas.
DS – Ligadas ao poder?
MA – Não tem nada a ver com o poder. Tem sobretudo a ver com a salvaguarda do bom nome das pessoas em geral caso determinados documentos cheguem ao poder de terceiros que façam um mau aproveitamento dos mesmos.
DS – Como por exemplo?
MA – Alguns dos seus colegas. Por falar nisso, tenho de voltar para dentro para assistir à votação do orçamento. Dá-me licença que acabemos?
DS – Claro, claro.
(clic)

Sem comentários: