sábado, 12 de novembro de 2005

Democracia em crise?! Qual Democracia??!!!

E eis que chegou a pré-campanha para as eleições presidenciais. Com alguma languidez assistimos ao perfilar dos actores do costume na corrida a mais um centro de interesses, de lobbyng, de pressão, de distribuição de tachos... enfim, a mais umas eleições presidenciais!
É triste verificar que todos os candidatados que se apresentam estão comprometidos com o sistema e pecam por ter graves defeitos pessoais, ideológicos e de coerência. Vamos lá ver!
O Professor Cavaco Silva surge hoje como um homem muitíssimo sério, um economista genial, um líder de ferro que vai colocar o país nos eixos. Ora, convém não esquecer que esse Senhor foi nosso 1º Ministro durante 10 anos, beneficiando de duas maiorias absolutas do PSD no Parlamento, mesmo na altura em que a então CEE inundou Portugal com milhões e mais milhões de contos. E o que foi feito na altura? Todo o dinheiro foi devidamente aproveitado para desenvolver o país? Claro que não! Foi durante o consolado do Senhor Professor que os subsídios da CEE foram desbaratados pelas inúmeras empresas de fachada que então surgiram, ao mesmo tempo que se faziam obras totalmente desnecessárias só para pagar os favores à tremenda clientela constituída pelos construtores civis que haviam financiado inúmeras e ricas campanhas eleitorais daquele governo. Quem não se recorda dos cursos de formação profissional fajutos que na época eram tão comuns e que, não formando ninguém, sempre colocavam mais uns milhares de contos nas mãos de um empresário sem escrúpulos? Quem se esqueceu na tremenda clientela de militantes do PSD que na época ganhou o seu lugarzinho na função pública, pesando desde então e até hoje no défice do orçamento do Estado? Já ninguém liga à atitude de desprezo por todos os demais que caracteriza o homem? E não importa que o mesmo se tenha posto ao fresco quando a verdadeira crise começou em Portugal? Memórias curtas!
E o Senhor Mário Soares, ainda não lhe chegou o que já comeu de Portugal? Vindo de uma família de ricos que sempre beneficiaram do sistema esse Senhor foi mais de uma vez nosso 1º Ministro, deixando sempre a nação pior do que a encontrava, e já ninguém se recorda? E talvez também não se lembrem da altura em que ele pisou a bandeira nacional? Ou que foi o grande responsável pela terrível e atabalhoada descolonização que não serviu os interesses quer de portugueses quer de africanos? E o facto de já ter uma proveta idade e de já duas vezes ter exercido o cargo a que agora se volta a candidatar também não pesa? E ainda a inexistência de quaisquer ideias na sua candidatura, não terá importância para os portugueses?
No respeitante ao Senhor Manuel Alegre, que se apresenta como o candidato “alternativo”, “contra o sistema”, “da mudança”, sempre teremos de dizer que ele é a própria personificação do sistema. Foi deputado da constituinte, tendo participado na criação da anacrónica aberração que já na altura era o nosso texto constitucional; é deputado desde o tempo em que os dinossauros ainda caminhavam na terra, ou até antes disso, nunca tendo largado o osso; gaba-se que ganha mais dinheiro com os seus direitos de autor do com o ordenado de político mas nunca se ouviu dizer que oferecesse os seus rendimentos da política aos pobres; candidatou-se e, pouco tempo depois, descandidatou-se, tendo voltado a candidatar-se logo a seguir, numa manifestação de extrema e aberrante incoerência; dá constantes mostras de ser motivado pela emoção e não pela razão, indiciando claramente que a sua candidatura serve somente para marcar o terreno por parte do seu grupo de...”amigos” e mostrar ao PS a força que tal grupo tem. E quer votos?!
E o Senhor Grilo Falante...digo, o Senhor Francisco Lousã, filho das melhores famílias, ilustre membro da burguesia que quer passar por homem da esquerda e defender os “desgraçadinhos”, não estará já cansado de tanto protagonismo da sua pessoa a cavalo da uma organização de “bem falantes no vazio” que é o Bloco de Esquerda? Não é engraçado que a critica que ele fazia ao PCP, e bem, de que os seus dirigentes se limitam a passar uma cassete, se volte agora contra ele? É porque ele mais não faz que passar vezes e vezes sem conta a mesma lengalenga, pouco ou nada contribuindo para o encontrar de soluções para o Inferno em vida que se tornou Portugal! E mesmo sabendo que não tem nada de novo a trazer ao debate político candidata-se, vazio de ideias, com o objectivo único de se opor a outro dos candidatos? Sobra-lhe dinheiro (nosso) com toda a certeza!
Por fim, o Senhor Jerónimo de Sousa. É engraçado que para além das paupérrimas e totalitárias Cuba e Coreia do Norte, só o PCP e os seus dirigentes não se tenham apercebido que o Marxismo-Leninismo não é bom para as pessoas! E é com a ortodoxia do costume, catastrófica como provou ser, que este Senhor se apresenta a eleições? Se calhar acha que Portugal ainda não está suficientemente destruído e quer arrazá-lo de vez! Só pode! E continuará a andar na rua junto com os militantes do PCP que tudo criticam, o bom e o mau, desde que sirva os interesses revolucionários daquela organização? Continuará a promover a luta de classes numa altura em que a unidade de todos os portugueses é absolutamente necessária para garantir a salvação da nação? Claro que sim, pois essa é a sua natureza!
E é nestes tipinhos que nós temos de votar??!!! São eles os representantes da nossa Democracia? Isto é que é a Democracia?!

Sem comentários: