segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Hoje é noite de Halloween


Ao contrário do que muita gente pensa o Halloween não é mais uma “americanada” que os gringos rapidamente se propuseram exportar para todo o mundo. Antes pelo contrário, as origens do Halloween são bem europeias e remontam à mais longínqua antiguidade do nosso continente.
Entre as tribos Celtas pré-cristãs o novo ano começava neste dia, altura em que terminava o Verão e se iniciava o Inverno. Dizia a lenda que na noite de ano novo as almas de todos os que haviam morrido no ano transacto vagueavam pelo mundo em busca de um corpo para possuírem e assim renascerem carnalmente.
Os camponeses e demais população vestiam-se então de trapos garridos e passavam a noite acordados, em grande algazarra, numa tentativa de afastar os espíritos maus e evitar que os corpos dos vivos fossem possuídos.
Quando a cristianização dos Celtas ocorreu a igreja rapidamente incorporou as comemorações deste dia nos seus ritos oficiais, tendo então passado a venerar-se a 1 de Novembro todos os santos da igreja católica. Daí surgiu o nome Halloween, corrupção e contracção do inglês “All Allows Eve”, véspera do "All Allows Day" (Dia de Todos os Santos).
Mais tarde foram os emigrantes Irlandeses a introduzir esta tradição nos Estados Unidos da América, sendo mais uma forte influência Europeia que se fez sentir na emergente cultura Americana.
Assim sendo, Caros Lusitanos, enquanto tribo Celta que somos temos o dever de conhecer e divulgar a história do Halloween que é, afinal de contas, nossa!
BOM HALLOWEEN!!!!

Sem comentários: