quinta-feira, 27 de outubro de 2005

Alves nota (porque infelizmente vai faltando tempo e inspiração para mais)

Quem vai ganhar mais com o Aquecimento Global?
A notícia vem na edição da Visão desta semana (nº 660) e revela até que ponto chega a ganância e a pequenez das qualidades humanas. Que os gelos do Árctico estão a derreter a um ritmo assustador devido ao aquecimento global é sabido. Agora que alguns dos ditos países mais desenvolvidos e com territórios contíguos àquela região se preparam para o grande assalto à mesma é, para mim, a grande novidade.
Centenas de milhares de milhões de euros em riquezas minerais, nomeadamente gás natural e petróleo, estão guardadas no subsolo e nas águas do Árctico, um potencial até agora não explorado, englobado na “terra de ninguém”.
Ora bem: cinco países com costa no Árctico: os EUA, o Canadá, a Rússia, a Dinamarca e a Noruega, reivindicam soberania sobre os ricos territórios. Ao que parece as propostas para a divisão estão em cima da mesa e, pasme-se, talvez sejam uma possibilidade.
Mais palavras para quê? Estúpida a ganância do Homem que até de uma tragédia global como a do efeito de estufa quer tirar proveito.

2 comentários:

Marquês disse...

Será que os ursos polares têm armas de destruição maciça?

Anónimo disse...

Bem notado!!!