segunda-feira, 31 de outubro de 2005

Ainda o Halloween

Doce ou travessura?
Nesta aldeia lusitana, longe vão os tempos em que os nossos políticos nos davam doces!
Agora, tem sido um Halloween (ou Helloween, como eu, diabinho que sou, gosto de escrever) constantemente carregado de travessuras.
No entanto, gostaria de imaginar como seria a noite de algumas das nossas figuras do panorama político se lhes batessem à porta um grupo de crianças.
Imaginemos, então:

Palácio de Belém, 22 horas.
Jorginho acaba de tomar seu aromático banhinho e, de pantufas vermelhas e verdes e roupão amarelo, prepara-se para mais uma noite de trabalho a tentar responder (e, desta vez, acertar, pelo menos assim o espera) às perguntas do Cofre.
Perto de si, já com a touca no cabelo e preparada para mais um soninho de beleza, a sua Maria (que não a Virgem) faz um bocadinho de tricôt, para passar o tempo.
Eis que... tocam à campainha.
Tendo dispensado o pessoal, e chateado que nem um perú porque lhe estavam a interromper o serão, lá vai o Jorginho aos portões ver quem é!
- Doce ou travessura!!!! - grita um bando de crianças do lado de fora!
- Ora querem lá ver esta!!!! Vocês não deviam estar já na cama?
- Não senhor... quereis dar-nos um doce ou sujeitar-vos à travessura?
- Bem... um doce não dou, porque se o tivesse comia-o eu. De que travessura falam vocês?
- Tens a certeza que não preferes dar-nos um docinho?
- (a pensar) Não creio!!!!
- Então pronto, vamos sair já daqui para os jornais e para a TV a gritar a plenos pulmões que nos aliciaste para teu palácio e, no seu interior, nos obrigaste a práticas indecorosas.
- Esperem... esperem!!!!! Voltem....
- Tarde piaste... TRAVESSURA!!!!

Num outro lugar da aldeia, mais ou menos à mesma hora, Paulinho preparava-se para mais uma noitada a ouvir Village People!
Batem-lhe à porta!
- Que maçada! A uma hora destas!!! Quem será? Eu hoje até nem tenho nada planeado com os rapazes... nem sequer uma sessãozita de strip poker! Já vou, já vou!
(Abrindo a porta)
- Doce ou travessura?
- Hummmmm... só rapazes!!!! Olhem lá, se eu vos convidar para entrar e vos der, a vocês seus docinhos, umas notitas, prometem que me fazem travessuras pela noite dentro? Mas... onde vão vocês??? Voltem... venham cá... fiquem aqui comigo!!!!! Oh, que pena, eram tão giros!!!!

Mais a norte, num outro local, Aníbal preparava-se igualmente para o sono dos justos, enquanto sua Maria já ressonava alto e a bom som!
Tocam à campainha!
- Ai... e eu em ceroulas!!!! Maria, não podes ir lá? Hum?... Olha, já adormeceu... Bom, assim sendo, vou lá eu!
- Doce ou travessura?
- Olha que lindos meninos! Digam-me lá, o que fazem aqui a esta hora da noite?
- Viemos buscar uns docinhos, ou então irá sujeitar-se a uma travessura!
- Deixem-se lá dessas coisas... já sabem que tenho que me deitar cedo, estou em campanha, e não admito coisas destas! Os vossos pais não vos educam? Tenho de chamar a polícia? Venham cá para eu vos dar uns tau-taus, que bem necessitados andais de uns correctivos a valer! E tu, Marquês dos Mendes, que fazes tu junto da criançada?
- Criançada? Olha... tem piada, como eram todos do meu tamanho, nem dei por isso! Vou mas é para casa antes que eles se apercebam!!!!

No pólo oriental, Jerónimo ainda preparava o trigésimo oitavo capítulo de suas memórias quando lhe batem à porta do sótão onde habita.
- Já vou camaradas (a pegar na vela!).
- Doce ou travessura?
- Olha, olha... mas que bonito! Tanta gente junta! Será um comício?
Vou aproveitar a audiência e preparar já o meu discurso político.
Sabeis, juventude, que vós sois o futuro desta nação. Sabeis, igualmente, que já dizia Marx que a força produtiva, aliada ao capital (e, a propósito, os capitalistas não interessam à juventude) e aos meios de produção contribuem para a riqueza de um país? Haveis de ler, quando tiveres oportunidade, toda a sua vasta e completíssima, do ponto de vista intelectual, numa vertente laboral e filosófica...
(os miúdos, como é óbvio, adormeceram no vão da escada).

Já para as bandas do Colégio Moderno, o avô Mário já estava mais para lá do que para cá quando tocam à porta.
- Maria, vais lá tu?
- Agora não posso, estou a rezar!
- Joãozito, filho, não te importas de ir?
- Mário, homem, por Deus... o nosso filho já não mora connosco! Vai lá, anda!
- Está bem, está bem... foi só um pequeno esquecimento. Não vais começar a dizer que é da idade, porque eu não me transformei em estátua e ainda quero fazer muito por todos!
- Sim, sim... está bem! Agora vai lá à porta e não te esqueças da fraldinha para a incontinência antes de ir dormir e de lavares bem a placa!
- Quem é???
- Doce ou travessura?
- Olha, mas que lindos... esperem aí que vou buscar-vos umas propostas ali para o colégio. É todo Moderno, sabem? Vão gostar de andar lá... e não pagam quase nada por isso!
- O Senhor quer doce ou travessura?
- Eu cá quero tudo o que vocês tiverem para me dar. Agora digam lá, acham que eu tenho muita idade?
(os putos ficaram com cara de parvos a olhar para ele)
- Vá lá, sejam sinceros... que idade me dão?
- 117 anos? - arrisca um miúdo timidamente.
PAF!!!!!
Enquanto o seu colega chora com o chapadão que levou, os outros putos estão em estado de choque.
- Então, então... não fiquem assim! Digam lá a verdade!
- Deixe lá, avôzinho! Temos de ir! Preferimos não ter de mentir, senão o Pai Natal não nos dá prendas!
- Esperem... voltem... levem então estes prospectos e façam o favor de os distribuir pelas caixinhas do correio dos prédios que ainda visitarem... façam-me lá esse favor... Ora... já se foram!
(Fechou a porta com estrondo)
- Quem era, Mário?
- Eram... deixa cá ver... já não me recordo! Não devia de ser nada de importante.
- Então anda dormir e faz favor de tomar os calmantes e o remédio para a memória, que eu não ando a gastar balúrdios nisso para tu, depois, te esqueceres de o tomar ou, como da outra vez, tomares a minha pílula anti-concepcional por engano!

Por fim, em outro lado da cidade:
- Pedrinho... Pedrinho... esta festa está o máximo!!!!! Olha, parece que tens ali os teus filhos à porta para falar contigo!
- Os meus filhos? Não pode ser!!!! A esta hora???? Já começam a sair ao pai????
(encaminhando-se para a porta)
- Doce ou travessura?
- Ora, ora... sejam bem vindos a esta festa, rapazes! Trouxeram gajas? Garinas? Não... então vão buscá-las e apareçam daqui a pouco... A propósito, podem vir acompanhadas das respectivas mães, irmãs e tias, que o meu apartamento dá para todos! Vão lá buscá-las que eu vou dar ordens para que preparem uns shots à base de leite! Até já!!!!
Hic Hic Hurra

Sem comentários: