quinta-feira, 22 de setembro de 2005

Regime presidencialista ou monárquico

Aproveitando este período de pré-campanha autárquica, referendária abortativa e presidencial, lembrei-me de actualizar uma lista que faço de 5 em 5 anos relativamente às diferentes vantagens de ter um Presidente ou um Rei como chefe de Estado na democracia portuguesa.
Actualizando, então:
Vantagens de ter um Presidente e não um Rei:
- Não se tem de aturar o mesmo sujeito a mandar uma vida inteira;
- Pode-se escolher para Chefe de Estado uma pessoa que perceba alguma coisa do que tem que fazer;
- Os filhos não herdam o poder, o que é bom tendo em conta o que habitualmente se diz sobre o grau de inteligência saltar geneticamente uma geração;
- Não existe a possibilidade de uma guerra civil em Portugal entre D. Duarte Pio e o Nuno da Câmara Pereira pela ocupação do trono.
Vantagens de ter um Rei e não um Presidente:
- Não temos de arranjar tempo para ir votar a um domingo entre actividades subjectivamente mais proveitosas;
- Não existem tempos de antena na TV, de 5 em 5 anos, sobre uma data de sujeitos que nada mais fazem do que auto-elogiar-se ou falar mal dos demais;
- A imprensa passava a publicar notícias em vez de especular sobre a existência de candidaturas presidenciais cerca de 3 anos antes da realização das eleições propriamente ditas (lembram-se de Santana Lopes?);
- Passávamos a ter um Chefe de Estado com bigode, o que nunca sucedeu no pós-25 de Abril;
- A Isabel de Herédia é mais sexy que qualquer das candidatas a Primeira-Dama;
- Auxiliava à diminuição do défice público, uma vez que o Rei possuirá bens próprios e o Estado não teria de lhe pagar salário mensal, mas tão somente os subsídios de alimentação e de deslocação relativos aos contactos com Reinos distantes (que também já são pagas ao Presidente).
Resultado total: Rei 6 – Presidente 4.
Espero que a campanha eleitoral que se segue consiga demonstrar a necessidade da existência da figura do Presidente e recuperar a posição deste último na lista supra.
Ou isso ou um dos candidatos presidenciais vai ter de explicar porque não podemos ter uma democracia monárquica como a inglesa.
Pelo menos a Caras e a Lux tinham assunto sobre pessoas com relevância social. Se os dois filhos de Carlos e Diana já fazem o que fazem, imaginem o que os três filhos de D. Duarte podem conseguir fazer, sobretudo quando nos lembramos que são portugueses de gema.

2 comentários:

ENGº. Viriato disse...

E já agora, caro Marquês, sempre poderias acrescentar uma outra grande vantagem da Monarquia (quiçá a maior): a possibilidade de regicidio!

Anónimo disse...

Sobre esse idiota do Duarte Pio, autentica fraude histórico legal ver o site www.reifazdeconta.com e divulgar a todos os amigos.