segunda-feira, 26 de setembro de 2005

Manuel Garcia Alegre Pereira

Alguns analistas da política da nossa aldeia já o haviam notado: Manuel Alegre está, ultimamente, mais agressivo na posse, mudou o discurso, resmunga e assume posições de uma arrogância que não lhe é costume. O poeta/lutador, homem de Abril, usa nova verve e o seu habitual enrubescimento assume laivos até aqui desconhecidos. Isso mesmo foi perceptivel no recente anúncio formal, em Águeda, da candidatura desta figura mitica do PS à Presidência da República.
Aldeia Lusitana também reparou na mudança e depois de investigar o facto está, neste momento, em posição de revelar toda a verdade. O homem que recentemente anunciou a candidatura às presidenciais de Fevereiro de 2006 não é Manuel Alegre, é sim Garcia Pereira, mascarado de Manuel Alegre.
O facto vem estampado na folha anual do PCTP/MRPP, “Luta Popular”, publicação interna (leia-se clandestina) do referido partido, impressa nas caves de um edifício abandonado da Voz do Operário, lá para os lados da Praça do Chile. Lê-se, desta forma, nas páginas da referida publicação e, passando a citar:
“O camarada António Garcia Pereira, aproveitando o momento algo confuso da política nacional decidiu, hoje mesmo (estávamos em meados de Setembro), assumir mais uma candidatura de esquerda, contra Mário Soares, Francisco Louça, Jerónimo de Sousa e contra ele próprio. Fundamentando-se no imperativo revolucionário de opor ao candidato de direita, Aníbal Cavaco Silva e desgostoso por Freitas do Amaral não avançar, o camarada Garcia Pereira, assume-se como a único e genuína face das politicas de esquerda. Cansado dos resultados menos positivos de eleições anteriores, o camarada e líder do partido, vai vestir a pele de um pré-candidato bem colocado nas sondagens, Manuel Alegre. Utilizando uma estratégia “cavalo de Tróia”, o camarada António Garcia Pereira auspicia, assim, penetrar na fortaleza dos candidatos elegíveis. Desta forma, é intenção do Comité Central do PCTP/MRPP ultrapassar os bons resultados das eleições presidenciais de 2001, quando a nossa luta atingiu 1,5 % dos votos expressos em urna. Temos, neste momento, a vantagem de uma maior exposição televisiva, propiciada pelas amiúde aparições públicas de Manuel Alegre (entenda-se o camarada Garcia Pereira) suscitadas pela apresentação de novos livros”.
Não o conta a referida folha do PCTP/MRPP mas ao que tudo indica o verdadeiro Manuel Alegre encontra-se desde há duas semanas na Albânia, num Centro de Reeducação Ideológica algures na região montanhosa interior, próximo à fronteira com a Grécia. De acordo com informações recolhidas por Aldeia Lusitana, Manuel Alegre vê-se na obrigação de escrever diariamente um novo título para lançamento em Portugal.
Quanto ao verdadeiro Garcia Pereira, o que se esconde sob a máscara de Manuel Alegre, ninguém lhe nota a falta na campanha, nem mesmo aqueles habituados a verem o sempre eterno candidato a todos os actos eleitorais à porta dos parques industriais devolutos.

Sem comentários: