terça-feira, 16 de setembro de 2008

In memoriam

Faz hoje 31 anos que MARIA CALLAS... calou-se!



Mas valham-nos as variadíssimas interpretações registadas para a posteridade, entretanto resmaterizadas para cd, apresentando muitas delas uma qualidade assinalável.



É um orgulho para todos que a grande Diva tenha passado pelo nosso São Carlos, numa altura em que o teatro era paragem obrigatória para todos os cantores que se quisesssm afirmar na cena internacional. E logo no apogeu do seu fulgor artístico e vocal.
(não deixa de ser curioso que Lisboa, a par de Londres, foram os dois únicos palcos europeus que a grega pisou para cantar uma ópera completa, para além de Itália evidentemente)

Mas mais. A interpretação da Traviata em São Carlos (hoje mundialmente conhecida como a Traviata de Lisboa) está considerada como a melhor de sempre das que constam em gravações, superior à dita oficial e gravada para a EMI (e bem assim à do Conventet Garden, do mesmo ano).
E, não menos importante, permitiu o fulgurante lançamento desse outro grandíssimo cantor, o então jovem Alfredo Krauss, que não mais deixou de cantar e encantar por esse mundo fora e que guardou até ao fim da vida um carinho muito especial pelo nosso teatro lírico (quem ouviu não esquece jamais a sua interpretação do Werther!).

Que possamos continuar a ouvir a Callas e a emocionarmo-nos com a sua voz, tão teatral e bela.

1 comentário:

Ana disse...

Há vozes que nem a morte consegue calar.

Abraço