sábado, 27 de setembro de 2008

A aldeia revela

Que o Momento da Verdade, esse programa apresentado por Teresa Guilherme que tanto tem dado que falar nos últimos tempos, numa primeira fase, foi pensado para ter como concorrentes apenas figuras da classe política.
No entanto, logo após a intervenção do primeiro concorrente, o actual Primeiro-Ministro de Portugal, consoante o concurso ia evoluindo, toda a produção pensava que havia comprado um polígrafo estragado.
As razões para tal?
Aqui fica um excerto do programa, que nunca foi emitido, para que melhor possam perceber:
Teresa Guilherme (TG) - Boa noite, Senhor Primeiro-Ministro, está pronto para passar pelo teste do polígrafo?
Primeiro-Ministro (JS) - Muito boa noite! Queria começar por felicitá-la, a Si e à SIC, que uma vez mais demonstra a vitalidade do investimento privado na área da televisão em Portugal, por mais esta iniciativa que é de louvar...
TG (interrompendo-o) - Sim, sim... Mas ainda não me respondeu à pergunta: sente-se preparado para mais este desafio? Avisamos que já temos o polígrafo a funcionar, razão pela qual podemos monitorizar as Suas respostas e verificar quando está a dizer a verdade ou, pelo contrário, a mentir.
JS - Oiça, mas eu nunca minto (voz de fundo: a resposta é... MENTIRA!)... Mas, o que é isto?
TG - Já o tinha avisado, o polígrafo já está ligado...
JS - Então vamos lá avançar com isto!
TG - Muito bem. Diga-nos, é verdade que o País está a passar por uma grave crise económica e que o Senhor é um dos principais responsáveis por ela?
JS - Confesso que não estava à espera dessa questão, mas ainda bem que a formulou, pois dá-me a oportunidade para, uma vez mais, reforçar junto do povo que não existe qualquer crise económica e que, ainda que certos Velhos do Restelo, perfeitamente identificados, insistam em afirmar o contrário, o Governo está sempre preparado para reagir a situações menos positivas e tem um pacote de medidas aprovado para qualquer situação de emergência. E, posso garantir-vos, se a crise internacional (essa sim, existe) chegar a afectar a economia portuguesa nós iremos travá-la no primeiro instante em que tal suceda (voz de fundo: esta resposta é... MENTIRA!).
TG - Não acho que o Senhor se esteja a sair muito bem. Passemos à segunda questão: Conseguiu tornar realidade todas as promessas que fez aos portugueses aquando da sua campanha eleitoral, nomeadamente a que se referia à criação de um número muito razoável de novos empregos?
JS - Outra questão pertinente, que me permite afiançar, dando a minha palavra de honra, que sempre me empenhei pela concretização de todas as promessas eleitorais, que depois fiz constar do meu programa de Governo. Nesse sentido, e sempre com elas no pensamento, limitei-me a segui-lo e posso dizer hoje, com toda a certeza, que este país está mais forte, mais sério e que, sem excepção, todas as linhas estratégicas adoptadas foram realizadas de forma coerente, pelo que a resposta à sua pergunta só pode ser positiva (voz de fundo: esta resposta é... MENTIRA!).
TG - Não sei se quer que continue, ou se vale a pena continuar, tendo em atenção que a Sua cara demonstra alguma irritação face às revelações do nosso polígrafo...
JS - Mas sim, tenha a bondade de continuar que eu até me estou a divertir com isto (voz de fundo: a resposta é... MENTIRA!).
TG - Muito bem, dizem que os Ministros que fazem parte do Seu Governo apenas lá estão para fazer figura de corpo presente, pois é o Senhor que tudo decide e nada passa sem o seu conhecimento prévio.
JS - Essa agora apanhou-me desprevenido... Não sei de onde poderão ter tirado tal ideia, uma vez que no meu Governo há democracia. É evidente que, enquanto líder do Executivo, eu tenho de ter conhecimento das decisões e elas devem passar por mim, mas nunca, em momento algum, tive necessidade de impor a minha vontade aos outros. Nunca me viram irritado com eles e quem me conhece bem sabe o quanto os estimo pessoalmente e prezo as Suas opiniões e posições, existindo até vários casos em que elas prevalecem sobre as minhas (voz de fundo: a resposta é... MENTIRA!).
TG - Provavelmente algo se passa com o polígrafo, não necessita de fazer esse ar, Senhor Primeiro-Ministro. Escusa de ficar assim tão vermelho, nervoso e irritado.
JS - Quem é que está nervoso, hein? Mas quem é que está irritado, hein? Eu? Nunca! (voz de fundo: esta resposta é MENTIRA!) Estou em crer que isto foi encomendado por alguém que não gosta de mim, por algum partido da oposição! Qualquer dia ainda dizem que eu guardo malas de senhora no armário do meu gabinete e que gosto de vestir saias e usar jóias e pintura feminina (voz de fundo: esta resposta é VERDADE!)! Que ultraje!!! Para mim, chega!!! Tenham uma muito boa noite e em breve serão contactados pela PSP para vos explicar o que vão fazer à cassete com este programa (voz de fundo: esta resposta é VERDADE!).
Hic Hic Hurra

Sem comentários: