quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Até ao meu regresso


A Aldeia vai ficar entregue até à próxima segunda ao Zé (que o Chefe e Sua Senhoria já há muito que a abandonaram!), pois abalo para terras transmontanas, e não levo saudades, acreditem.
Com efeito, Trás-os-Montes e Alto Douro são a provínvia não só geograficamente mais bela como mais autêntica no que à genuinidade e carácter do nosso povo lusitano diz respeito. Lá ainda se respira a verdadeira tradição de bem receber, as gentes ainda conseguem ser puras - acreditem, apesar de um alfacinha desenraizado, é naquelas terras agrestes e frias que sinto as minhas origens.
A par disto, come-se, meus amigos, mas é que se come à grande e à portuguesa, com os produtos a saberem a eles mesmos.

Vou ficar em Freixo de Espada à Cinta, em pleno Douro Internacional, e tenho já agendado um passeio naquele Rio (a foto é da Barragen da Bemposta, de onde embarcarei).

5 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro Senhor Inspector,

Lá vou eu ficar com as chaves do blog outra vez (isto está a tornar-se repetitivo, raios...).

Divirta-se, mais a respectiva, e não se esqueça que existem, neste Portugal, outros locais de grande beleza e onde sabem receber os forasteiros. No entanto, concordo em parte consigo e trago na lembrança um dia em que cheguei à bela aldeia de Aveleda, já para lá de Bragança, e, ao perguntar a uma simpática velhinha que se encontrava à porta de uma casa típica, em granito, o caminho para outro local, a mesma, com um sorriso nos lábios como apenas os puros de coração possuem, perguntando-me de onde vinha eu, e obtendo a resposta habitual (de Lisboa), me disse, nitidamente preocupada: "Ai, o senhor deve estar tão cansado da viagem. Isso é lá tão longe!!!! Entre, coma e beba qualquer coisinha e descanse, para depois seguir viagem."

São daqueles raros momentos em que tudo é belo em nossa vida (a paisagem, a preocupação desinteressada de quem nada teme e que quer o bem do seu semelhante) e onde nos aproximamos, verdadeiramente, da nossa essência.

Ah, e não se esqueça que a vinhaça também é boa para essas bandas. Traga-me uma pinguita valente e ficamos quites.

Hic Hic Hurra

Miss Lee disse...

divirta-se muito e coma umas alheioras por mim!!

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Cara Miss Lee, quais alheiras!
Vais mas é uma bela de uma posta mirandesa na Lareira, em Mogadouro!!!

Anónimo disse...

Caro Inspector,
Sua Senhoria não abandonou o blogue.
O que acontece é que as duas meninas que me rodeiam torneiam-me a imaginação para outras bandas que não a escrita.
Quando não há mãos a medir...
Boas férias
Marquês

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro Senhor Marquês, Senhoria,

Para V. Exa. não dar sinais de vida, está mais do que visto que a segunda moçoila que presentemente habita em sua vida dá pelo nome de Soraia Chaves...

Hic Hic Hurra