quinta-feira, 28 de junho de 2007

Mas para onde vai o dito cujo? (ou como eles inventaram mais um imposto esta semana)

Para minha felicidade, o Governo criou um novo imposto, a incidir sobre os combustíveis, e que segundo o mesmo a população mal sentirá uma vez que é "apenas" de € 0,064 por litro, imposto esse que reverterá para a construção e manutenção de estradas nacionais.
Por outras palavras, para o E.P.E..
Devo confessar que já há algum tempo que começava a me atormentar com o destino do dinheiro que desconto em IRS, mas agora, atingi a dúvida existencial completa: mas para onde vai o dito cujo?
Na saúde, é o que sabemos. Toda a gente paga e o Governo anda a piorar as condições de atendimento a fim de que as pessoas comecem a frequentar os estabelecimentos privados e as seguradoras privadas. Logo, o dinheiro não vinha para aqui.
Na defesa, não há dinheiro nem para comprar um helicóptero. Portanto, também não foi para aqui que ele se deslocou.
Na justiça, os tribunais estão a cair aos bocados, a Boa Hora tem ratos, e muitos dos tribunais nem dinheiro têm para pagar a conta da luz. Também me parece que ele não vai para aqui.
Na educação, o Governo fecha escolas e dispensa professores. A coisa aqui também parece estar a ser cortada.
Restavam as obras públicas, mas parece que as estradas também já têm receita própria.
Será que o meu IRS apenas irá servir para a construção de um aeroporto em Lisboa e para pagamento dos jobs socialistas que grassam despudoramente neste País (já agora, será verdadeiro o rumor de que o PM possui 23 secretárias, cada uma delas a ganhar mais do que um juiz deste país?) ?
Dúvidas, só dúvidas.

Sem comentários: