quarta-feira, 30 de maio de 2007

People are strange

Um canal de televisão holandês colocará no ar, no final desta semana, um programa no qual uma mulher com uma doença terminal irá escolher uma de entre três pessoas para receber os seus rins.
O programa deve mesmo ir para o ar, apesar dos apelos do Governo Holandês para que fosse cancelado e o jornal "De Telegraaf" afirmou que a rede BNN levará ao ar o programa "The Big Donor Show" na próxima sexta-feira, dia 1 de Junho.
Nele, uma mulher de 37 anos de idade escolherá entre três pessoas que enfrentam problemas de rins, tendo por base a história pessoal de cada um dos concorrentes, o seu perfil e as conversas que irá manter com os familiares e amigos dos três.
Os telespectadores poderão enviar mensagens para a mulher aconselhando-a sobre quem deve escolher.
O programa deve durar 80 minutos e Laurens Drillich, presidente da BNN, já afirmou que "as hipóteses de cada um dos concorrentes para receber o transplante são de 33%, o que representa, em termos reais, uma hipótese muito maior do que aquela que é atribuída às pessoas que estão à espera nas filas".
Os partidos Democrata Cristão e União Cristã, a coligação que se encontra actualmente no Governo, descreveram o programa como infâme e anti-ético.
A BNN argumenta que deseja chamar atenção para as dificuldades enfrentadas pelos que precisam de transplantes de rim.
O programa será também um tributo a Bart de Graaff, fundador da BNN que morreu há cinco anos de insuficiência renal, tendo realizado vários transplantes sem, no entanto, conseguir resolver seu problema.
Refira-se, por fim, que a Holanda está entre os criadores de outros programas de "reality show" de grande sucesso comercial, tal como o "Big Brother".
E como a malta, por cá, copia tudo, não tarda nada o Ministério da Saúde irá associar-se à Santa Casa da Misericórdia e lançará o EuroTransplantedeMilhões, onde apenas um sortudo será contemplado com um órgão novo e verá resolvido o seu problema da lista de espera, caso não lhe dê o badagaio antes devido à excitação de haver sido bafejado pela sorte.
Hic Hic Hurra

Sem comentários: