terça-feira, 22 de maio de 2007

People are strange

Faltam vagas nos cemitérios municipais Cristo Rei e Bom Jesus, em Jaguariaíva, no Brasil.
Esta cidade de 35 mil habitantes tem, em média, 150 a 200 enterros por ano.
Contudo, devido à falta de espaço, quem morre nos dias actuais em Jaguariaíva é sepultado em túmulos comprados com antecedência pelos familiares.
As pessoas que não têm uma vaga garantida são enterradas em covas abandonadas junto a outros corpos já decompostos.
Quem quer comprar um lote recebe um rotundo não como resposta devido à falta de espaço, uma vez que os dois cemitérios foram construídos no mesmo terreno, sendo que o Cristo Rei tem quase 110 anos e possui 7.884 covas, enquanto o Bom Jesus possui 3.432 e já completou 40 anos.
Para fazer face a esta falta de espaço, foi improvisado um depósito que já tem cerca de 600 ossadas, que se encontram numa tumba um pouco mais profunda que uma cova comum.
Há, no entanto, inúmeros casos em que os restos mortais nunca foram reclamados pelos familiares dos defuntos, existindo túmulos que se encontram abandonados há mais de 40 anos, sendo que, por vezes, até os próprios parentes do morto já lhe foram fazer companhia, ou seja, foram desta para melhor.
Que pena não poderem agora dar uma palavrinha ao bem-amado Prefeito Odorico Paraguaçu, de Sucupira, que tanto pretendia inaugurar a sua grande obra, o cemitério municipal, e ninguém queria fazer-lhe o favor de bater a caçoleta.
Hic Hic Hurra

Sem comentários: