sexta-feira, 13 de abril de 2007

Os dias difíceis - análise semanal

A aldeia tinha este sonho de criança que era conseguir que alguém dotado dos necessários conhecimentos aqui viesse analisar, semanal, quinzenal ou mensalmente (dependia da existência de assunto), um determinado acontecimento que marcasse a actualidade.
Tentou-se contratar Marcelo Rebelo de Sousa, bem como Miguel de Sousa Tavares, mas as negociações não tiveram êxito quando chegámos à parte do cachet.
Assim, após pressão exercida sobre o Chefe, que tem andado ausente a tentar decifrar o conteúdo do diploma que o Senhor Engenheiro possuía em 1993, que se diz ter sido escrito a tinta invisível, lá conseguimos contactar o Ti Chico das Cabras, pastor de profissão para os lados da Serra da Gardunha, o qual desde logo se disponibilizou, de forma gratuita e generosa, a prestar o seu contributo a este blog, ficando nós desde já gratos pela forma amiga como nos tratou e recebeu (os queijos estavam fabulosos, o cabrito para cada um dos membros do blog já marchou na Páscoa e estava do melhor e do tinto nem falo... que pomada, homem!).
Assim, e com o superior patrocínio da Tampax, que se prontificou a ajudar-nos quando lhe revelámos o nome da rúbrica, aqui vai a entrevista realizada sobre o grande tema do momento:
AL - Ti Chico, gostaríamos de saber a sua opinião, enquanto homem do povo, relativamente à licenciatura do Engenheiro.
TC - Chim Chenhora. Poiche então... a Mimoja echetá prenha e bai parir, p'las minhas contas, na próchima lua noba. É um grande acontechimento, poiche o Tarado, o bode que a engrabidou, inda não habia concheguido cher pai e chá habia no rebanho quem achasse que ele era paneleiro.
AL - Estamos agora a começar a ver a ligação com a pergunta inicial, Ti Chico, e temos de lhe dar os parabéns pela forma astuta como chega ao ponto certo. No entanto, gostaríamos que precisasse melhor o seu astuto e sagaz raciocínio.
TC - Concherteza... chabe, para a Mimoja este não bai cher o primeiro parto. Ela já habia chido agrachiada pela Chanta da Fecundachão bai agora para uma porrada de anos. Contudo, na altura, ela acabou por ter de abortar, numa clínica espanhola da espechialidade, uma bez que o autor da façanha, não quiche achumir a paternidade e escapuliu-che de noite, prejume-se, para a Capital. Os techetes do Ádêène, ou lá comó raio che chama aquilo, apenache indicaram que o pai cheria alguém capache de pregar grandeches mentiraches.
AL - Devo dizer-lhe, Ti Chico, que por portas e travessas, mas de uma maneira deveras cuidadosa e brilhante, as suas respostas acabam por ser profundamente esclarecedoras. Continue, por favor...
TC - Che achim o deseja... Dijia eu que a Mimoja ficou pichicologicamente arrajada e andaba-me para aí aos caídoches até que conhecheu o Tarado. Foi um cajo de amor à primeira cornada. E pocho dijê-lo com uma ponta de orgulho que fui eu quem contribuíu para o enlache, já que eu é que oche coloquei cheparados do recheto do rebanho durante uma chemana, dando-lheches a privachidade nechessária para que brincáchem aoches papáches e àches mamãches.
AL - E, desculpe interrompê-lo, onde é que isso nos leva à sua opinião sobre o Engenheiro e o seu diploma?
TC - Chá lá bamoches, calma... echetou chó a fajer-lhe um piqueno intróito para que Bocha Merchê me percheba bem. Ora benhe, a chemelhança ejichete, de forma inegável, entre a cria que há-de nacher e echa pechoa de que fala, uma bez que amboches oches doiches chão FILHOS DE UM CHIBO!
E é o que eu digo, pessoal, este Ti Chico foi uma bela aposta.
Hic Hic Hurra

Sem comentários: