segunda-feira, 26 de março de 2007

O maior Tuga de sempre?...

Pois é, só esta manhã fiquei a saber que o Senhor Presidente do Conselho tinha sido eleito o maior português de todos os tempos. E só não vi em directo porque a RTP, que de ordenamento de programas e grelhas não percebe um boi, lembrou-se de colocar no horário nobre do Domingo três programas de humor seguidos.

Primeiro o Professor Martelo - humor sério e inteligente - ainda papei; depois, os Gato - humor irreverente e despretencioso -, que também não perdi; finalmente, o concurso (?) do maior lusitano de todos os tempos - humor deprimente e árido -, com uma apresentadora que só consegue pôr a rir o Pinto da Costa (e à custa de muitas cócegas nos pés) e um conjunto de convidados que, só de olhar para eles, me deu um sono incontrolável, daí ter-me recolhido.

Já hoje ouvi as mais estapafúrdias reacções à vitória do António, mas que o rapaz deu uma rabeta na concorrência, disso não há dúvida.
Se a votação foi aldrabada de alguma forma, estavam à espera do quê? se, pelo contrário, a eleição foi limpa, ironia do destino - ganhou democraticamente as primeiras eleições já depois de morto e enterrado.

Tenho para mim que, não obstante, a vitória de Salazar reflete a idiossincracia do povo português e a sincera vontade do subconsciente de boa parte de nós. Isto face, claro está, aos concorrente directos.
Assim, 90% dos portugueses não sabe quem foi Vasco da Gama, Aristides de Sousa Mendes e pensa que D. João II é um rei qualquer, que se seguiu ao D. João I; votar num infante? (o D. Henrique) jamais, não vão ser acusados de pedófilos; e quem quer um herói nacional que bate na própria mãe e foge de casa (D. Afonso Henriques), zarolho (Camões) ou esquizofrénico (Fernando Pessoa)?; O Marquês de Pombal, esse, não deve ter sido bom tipo, a julgar pelo caos que cria todos os dias à sua volta na Capital...; e o Cunhal, esse malandro que fugiu da prisa e nos quis vender aos russos!

Sobrou quem?
Tá-se mesmo a ver. E no fim de contas o senhor nem foi tão ruim assim... ao menos na altura havia disciplina, decência, respeito pelas instituições e sabia-se com o que se contava.

Aliás, não é por acaso que todas as sondagens de opinião continuam a dar maioria absoluta ao PS, ou será?...








4 comentários:

Marquês disse...

Explica-me lá outra vez como é que associas os conceitos de disciplina, decência e respeito pelas instituições ao PS e ao pastel da última fotografia?

Anónimo disse...

É grave mas é a realidade...a maioria dos tugas nem sabe quem foi Vasco da Gama, e sabem quem foi D. Afonso Herriques é uma sorte...quando em 1º temos o Salazar e em 2º o Álvaro cunhal, mostra bem o quanto estamos bem...As bonecas insufláveis do Uruguai, os tugas no seu melhor...

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

Senhor Marquês,

Vá mais fundo na coisa: trata-se antes da apetência por diatodores, mesmo que de 5ª categoria.

É só aparecer um gajo com aura de impoluto, decidido e despótico q.b. que fica tudo caidinho por ele (v.g. Cavaco).

Marquês disse...

Meu caro Inspector,
Eu sou impoluto, decidido e despótico e não vejo ninguém a bajular-me os pés ou gajas caidinhas por mim a torto e a direito (a verdade é que também não vejo gajas caídas pelo Sócrates a torto e a direito).
Quanto ao Cavaco, o pessoal só gostava dele por causa do Citroen.
Deste PM, nem sabemos a marca do carro. Só sabemos que fomos nós que o pagámos.
Há rios, mares e oceanos, cada qual com o seu nível proporcional de água.