Ué, para onde é que foi o buraco de 300 milhões de euros de dívidas?
"O Benfica é o primeiro clube português a figurar na lista dos 20 mais ricos do Mundo, ocupando a última posição no estudo "Football Money League", elaborado anualmente pela consultora Deloitte, noticia a agência “Lusa”. Os encarnados, que registaram receitas de 85,1 milhões de euros (ME), são, a par dos escoceses do Glasgow Rangers, as duas únicas equipas do "top-20" que não competem nos cinco campeonatos mais importantes da Europa. "Em 2005/2006, o rendimento do Benfica aumentou 34 por cento, atingindo os 85,1 ME" refere o estudo, acrescentando que, deste modo, o clube português e o escocês Glasgow Rangers são os “únicos representantes fora dos cinco grandes campeonatos europeus, o que significa uma grande proeza para o emblema". O estudo relembra que o Benfica "conquistou em 2004/2005 o primeiro título de campeão em 11 épocas e qualificou-se para a Liga dos Campeões, onde atingiu os quartos-de-final, gerando 16,6 ME em receitas totais, dos quais 9,5 ligados a pagamentos de direitos de transmissão e patrocínios". Na análise, o estudo destaca ainda o aumento da capacidade do Estádio da Luz (65.000 lugares), antes do Euro’2004, os 150 camarotes executivos e o facto de ter registado a maior média de assistências nos jogos da Liga portuguesa (43.100 espectadores). O Benfica, lê-se ainda no documento, teve receitas de bilheteira de 38,6 ME, o que representa 45 por cento do total, aos quais acrescem 29,3 ME de entradas comerciais, nas quais se incluem os patrocínios da Adidas e da Portugal Telecom. Para que o clube se mantenha na lista, o estudo aconselha o desenvolvimento das "fontes de receita”, mantendo “presença regular na Liga dos Campeões". A lista continua a ser liderada pelo espanhol Real Madrid (292,2 ME), seguido do rival FC Barcelona (259,1 ME) e da Juventus (251,2 ME), despromovida esta época à Série B italiana, por envolvimento num escândalo de fraude e corrupção desportiva. O Manchester United, que liderou a tabela até à época 2004/2005, ocupa a quarta posição, à frente do Milão e do Chelsea, bicampeão de Inglaterra sob o comando do português José Mourinho, que ocupava o primeiro posto na época 2005/2006."
2 comentários:
Senhor Marquês, Senhoria,
Estive deliciado a ler atentamente o seu post que é muito melhor, mas de longe, que a Agência Financeira que costumo consultar.
Com tanta número juntinho, às tantas dei comigo a tentar contar as garrafas que ía esvaziando e, quanto ao SLB não o sei, mas eu estarei certamente entre os 20 mais "tortos pela bebida" do mundo!
Hic Hic e vou beber a isso!
E o Atlético, pá, deve estar a trepar na lista que até parece um foguete, não?!
Enviar um comentário