terça-feira, 19 de setembro de 2006

Cosido à portuguesa

Presidência do Conselho
José Sócrates e Marques Mendes anunciaram, esta manhã, em conferência de imprensa conjunta, um novo pacto entre os dois principais partidos com assento parlamentar: acordaram em não fazer mais pactos.

Educação
Passada uma semana do início do ano lectivo, ainda não é conhecida a lista oficial das cerca de 1.500 escolas que irão encerrar.
Apuramos que essa lista está a ser ultimada e deverá ser tornada pública ainda antes do Natal, por forma a não privar nenhuma criança das festas natalícias que em todos os estabelecimentos de ensino costumam ter lugar.

Saúde e Interior
Os Secretários de Estado Saúde e da Administração Interna, ambos devotos católicos, emitiram um despacho conjunto a proibir todos os estabelecimentos comerciais de exibirem ou distribuirem imagens e bonecos de Buda. Pretendem assim combater o crescente problema de obesidade na sociedade lusa.

Justiça
Já são conhecidos alguns traços marcantes da anunciada reforma dos Códigos Penal e do Processo Penal.
Assim, por exemplo, escutas ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República e ao Primeiro Ministro só com a autorização do Supremo Tribunal de Justiça.
E escutas ao Presidente do STJ?
Aventamos 3 soluções possíveis, à atenção da Comissão Revisora:
1. Autorização de Kofi Annan;
2. Jogar ao «mamã dá licença» (neste caso papá);
3. Cortar o telefone.

Ambiente
Nunes Correia internado de urgência após sofrer súbita paragem respiratória quando passava fim de semana em Coimbra.
Exames preliminares indicam como causa do mal inalação de substâncias tóxicas.

Negócios Estrangeiros
Nas necessidades, o facto do titular da pasta ainda não ter realizado qualquer viagem oficial é explicado com a necessidade de contenção orçamental.
Na realidade, segundo apuramos, o MNE ainda não parou, entre cartas, e-mails, faxes e telefonemas, de apresentar explicações, esclarecimentos e pedidos de desculpas em relação a declarações proferidas pelo anterior inquilino: essa não é a posição oficial do governo português.

Ciência e Tecnologia
Ó Mariano, vai lavar a loiça que a máquina voltou a avariar!

Obras Públicas
Mário Lino, ainda a curar da grossura que apanhou a comemorar a subida da dotação orçamental em duodécimos (único ministério a consegui-lo!), já anunciou mais um pacote de estudos preliminares com vista à definição do local para o novo aeroporto e os traçados para o TGV.

Segurança e Solidariedade (o quê?) Social
Como forma de sustentar moralmente as últimas propostas de alargamento do anos de vida contributiva e da idade da reforma, Vieira da Silva vai propor aos deputados que o seu estatuto seja alterado.
Assim, passariam a reformar-se por inteiro com a idade mínima de 45 anos e 4 legislaturas completas (sim, é verdade, são 16 anos).
Também se prevê que os meses passados por militantes dos partidos políticos em campanha eleitorial passem a contar a dobrar para a contabilização dos anos de serviço. Razão de ser: aquilo é uma verdadeira guerra!

Defesa
Num esforço suplementar, justificado com a necessidade de honrar compromissos internacionais do estado português, Severiano Teixeira anunciou o envio de 5 soldados paraquedistas para a missão da ONU no Darfour e o reforço do contingente luso no Afeganistão com um cozinheiro chefe fusileiro.

Finanças
Caraças! Ainda não acabei o artigo de resposta ao Bagão e lá vou ter que responder ao da Manela deste fim de semana... e com as contas do orçamento ainda por fazer!
Ó Cristina, faça-me um favor: Ligue-me aí pró Vítor e peça-lhe se ele consegue subir as previsões de crescimento económico em mais uma ou duas décimas!!

Sem comentários: