quarta-feira, 12 de julho de 2006

Só faltava esta do castigo divino e dos israelitas terem razão

Um estudo publicado na revista 'Public Library of Science Medicine', em que participaram especialistas e investigadores da Organização Mundial da Saúde, conclui que a circuncisão pode ser uma táctica de combate à Sida e reduzir o número de homens infectados.
O estudo divulgado revela que se todos os homens se submetessem à circuncisão nos próximos 10 anos poderia evitar-se dois milhões de novos casos e 300 mil mortes provocadas pelo vírus da imunodeficiênica humana.
Os cientistas justificam que os homens circuncidados correm menor risco de infecção porque o prepúcio é formado por células que são mais sensíveis às infecção. Além disso o vírus da Sida pode sobreviver melhor no ambiente quente e húmido proporcionado pela parte inferior do prepúcio.
Este estudo teve como base uma investigação realizada pelo médico Bertran Auvet, do Instituto Nacional Francês para a Investigação, e por especialistas da OMS, que descobriram que no ano passado, na África do Sul, que os homens submetidos à circuncisão tinham 65% menos possibilidades de contrair o vírus da Sida. De acordo com os autores deste estudo a circuncisão é uma prática comum na África Ocidental, que revela um baixo número de casos de Sida.
Os cientistas apelam à cautela nesta questão, pois a circuncisão não é uma cura para a Sida, é sim uma técnica que diminui em muito o risco de contrair o vírus. Os cientistas afirmam que “a circuncisão masculina poderia evitar seis milhões de novas infecções e salvar três milhões de vidas na África sub-sahariana nos próximos 20 anos”. Em termos globais, o procedimento reduziria as infecções em cerca de 37%.
Para quem acha que não tinhamos de optar entre estar do lado dos palestinianos ou do lado dos israelitas, eis uma coisa tramada. Agora, e em termos de pénis, ou somos uma coisa ou outra.

1 comentário:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Caro Senhor Marquês,

Eu não me importo de estar dos dois lados tratando-se de uma israelita e uma palestiniana jeitosas!

Hic Hic estão a ver o prepúcio? E agora? Já estão a vê-lo de novo? E agora? Olha ele aqui outra vez... olha, desapareceu de novo... tão giro, não é?