sexta-feira, 9 de junho de 2006

Também gostei do sketch da Inquisição espanhola dos Monthy Python

Ontem de tarde, calhou estar a ouvir o noticiário na Antena 1, quando começo a ouvir uma coisa esquisita sobre a “Casa do Gaiato” e um dos padres ter batido numa criança enquanto a reportagem era gravada. Pensei que a coisa se tivesse a alguns metros de distância. Qual quê! Às tantas pensei que aquilo devia ser mais uma promoção dos “Gato Fedorento”, de tão surreal a coisa estava a ser.
Para quem não ouviu, a coisa aqui fica.
Um jornalista da Antena 1 começa a gravar uma entrevista com um dos padres responsáveis da “Casa do Gaiato” (Acílio Fernandes, ao que penso) sobre a acusação de maus tratos que o Ministério Público de Setúbal entendeu imputar (gosto mesmo desta expressão…) a um dos Padres lá do sítio.
O senhor Padre começa a negar a existência de maus tratos, continua, e de repente ouve-se um “PAF”. Bem sonoro, com maiúsculas. E o Padre lá continua, a pejorar sobre a infâmia da acusação.
Ás tantas, ouve-se a voz estarrecida do repórter: “mas o senhor acabou de dar uma bofetada a uma criança à minha frente!”.
-“Eu?! Bofetada?”
-“Sim, uma bofetada a uma criança! Mesmo agora e à minha frente!”
-“Aquilo não foi bem uma bofetada… foi um enxuto…” (
eu aqui até gostaria de saber o que era um enxuto)
- “Mas deu uma bofetada numa criança à minha frente!”
- “Mas não viu que ele não queria se ir embora? Ele nem pertence aqui! À Casa do Gaiato. Fui obrigado a fazer isto para ver se ele se vai embora! Já viu que ele não se vai embora? De qualquer forma, isto não são maus tratos. Faz parte dos deveres de correcção da criança!”

O texto não está muito fiel, mas foi mais ou menos isto.
A situação deu-me para pensar: os “Gato Fedorento” já não fizeram um sketch destes?

Sem comentários: