segunda-feira, 26 de junho de 2006

O QUIOSQUE DA JUSTIÇA

Há já algum tempo que o nosso Costa não nos presenteava com uma medida digna de ser relatada neste blog.

Contudo, visto o colega MNE andar calado há muito, o Alberto chegou-se à frente.
E bem!

Após pouco mais de 1 ano no cargo e este governo descobriu a forma de, no ápice, resolver os principais problemas da justiça. E para mais sai barato e tem o condão (será primo do secretário de estado?) de se identificar com o utente do tribunal: criar o quiosque da justiça.

É verdade, sim senhores, e quem duvidar leia o pasquim matinal da Aldeia, que chamou o assunto para primeira página - e muito acertadamente, diremos nós.

A partir de agora - vai começar já na Amadora - o cidadão que se dirige a um tribunal encontra à porta um quiosque, com 1 ou 2 oficiais de justiça lá dentro, que atenderão os seus pedidos, responderão às suas dúvidas, o informarão sobre processos (sim, disporão de computador) e receberão documentos.

É fantástico!
De se lhe tirar o chapéu!
Caramba, numa palavra, GENIALÍSSIMO!!!

Ora aqui vai um juízo de prognose póstuma:

- Boa tarde
- Pois, já viste isto, Adélia: tava eu na cozinha, de volta do cozido, quando aquele parvalhão...
- Boa tarde, minha senhora, eu gostava de saber se o meu...
- A senha, é favor tirar a senha e aguardar!
- Mas, não há mais ninguém à espera?!...
- Leia o que está escrito ali, é obrigatório tirar a senha!
Atão tava eu a dizer-te, menina, não queiras saber...
(5 minutos de pois)
- Olhe, desculpe, mas eu tirei a senha como a senhora disse, estou ali sentado há 5 minutos e ainda não chamou ninguém...
- Não vê que estou ocupada? Tenha paciência e espere mais um pouco.
(5 minutos depois)
- 34!
- Até que enfim. Olhe, querisa saber se o meu processo já tem sentença proferida.
- E qual é o número do processo?
- Ah, isso é que já não sei.
- Atão o senhor vem ao tribunal consultar o seu processo e nem o número sabe?! Como é que quer que eu o saiba??
- Mas das outras vezes os seus colegas viam no computador através do nome e...
- Olhe: primeiro, com os meus colegas posso eu bem; depois, eu estou aqui sozinha com a minha colega, atafulhada em papel, os computadores estão sempre a ir abaixo e, finalmente, não paro de atender pessoas!
- Mas...
- Nem mas nem meio mas! Se o senhor quer saber o estado do seu processo, faça o favor de dirigir-se à secção, que lá saberão informá-lo melhor.
Próximo!
- Iô, bacana, é aqui o quiosque, né verdade?
- (apontando para cima )Se sabe ler...
- Atão, arranja-me aí o Recor, faxavor!

Sem comentários: