Os restaurantes chineses
Li hoje num pasquim da aldeia que os restaurantes chineses pretendem, à semelhança do Governo, recuperar a imagem junto da respectiva clientela. E isto porque, pelos vistos, foram finalmente inspeccionados e as coisas não terão corrido lá muito a preceito.
Ora, estou eu a meditar, qual Confúcio, no alcance da notícia e eis que passa perto de mim o dono do Restaurante Chinês da aldeia, o Senhor Tatud Hum Javar Diss, pelo que aproveitei logo a ocasião para puxar o assunto.
Cá vai um excerto da conversa que mantivemos:
ZP - Olá Senhor Tatud... bem?
THJD - Sinhole Polvinho, não pelde opoltunidade pala fazele blincadeila!
ZP - Tomara eu, meu amigo do sol nascente, ser Polvinho... Se assim, só com dois bracitos, já emborco que nem um pato a comer caracóis, imagine-se o que seria eu dotado de sete braços! Ai, ai, sonha, Zé... sonha! Mas diga-me lá, amigo, como vão as coisas no seu restaurante? Também foi inspeccionado?
THJD - Eu tel sido inspeccionado, sim senhol! Pela minha mulhele, antes de sail de casa! Já o meu restaulante, esse estal bem, obligado.
ZP - Mas... não perdeu freguesia nem nada? É que, pelo que li, parece que a coisa anda... ía a dizer preta, mas acho que no vosso caso é mais... amarela pálida!
THJD - Nô sinhol, o nosso cozido à chinesa continua a vendel como tudo. Bem como o nosso aloz doce xau-xau... Já pala nô falale das especialidades que são o chop-suey de caldeilada de bacalhau e as pataniscas à Pequim!
ZP - Sabe, amigo Tatud, eu sempre o invejei. Você foi capaz de chegar aqui e adaptar-se às realidades nacionais. Aliás, é o único restaurante chinês que conheço que combina a cozinha tradicional portuguesa com a chinesa!
THJD - É veldad. Mas todo mundo queixal-se que comida chinesa sel boa mas passado pouco tempo voltal a fome. Assim, já ninguém mais se queixal! E estal a pensal fazele o McChina, onde pol pleços balatinhos podelemos encomendal um Menú MacGambacomAloz ou um Menú MacFamíliaFeliz, acompanhado pol chá quente, água ou celveja chinesa e batata flita em palitos. E pala as clianças telíamos os MiniMacChinesitos, com lemblanças das lojas dos tlezentos!
ZP - Isso é que é ser-se visionário! Já percebi porque é que o amigo se está a safar! Mas, diga-me lá, vocês são acusados de não ter cuidados de higiene. Isso é verdade?
THJD - Pula mentila, Sinhole Polvinho! Pula mentila. Eu tomale banho uma vez pol semana e escoval dente dia sim dia não, com excepção dos fim de semana e feliados (em Poltugal e na China).
ZP - Não, amigo Tatud... percebeu-me mal... pouco higénicos no restaurante, a lidar com os alimentos!
THJD - Ahhhhhhh... outla mentila vil, Sinhole Polvinho! Nós tel máximo cuidado com os alimento! Nós aploveital tudo! Nós tel alguidales nas paledes para il aploveitando os restos do óleo da flitula dos clepes que escolem pelas paledes... mas antes fazemos reciclagem do ploduto. Passamos a fligideira por água e lavamos a loiça no óleo antes de o reutilizal.
ZP - Ai sim? E as baratas?
THJD - O pleço das lefeições? Sim, selem balatas!
ZP - Não... os animais, mesmo! Já tive até quem me falasse em ratos!
THJD - Ahhhhh... os bichinho, coitadinho, selem de estimação. Mas, pol vezes, com a fome, lá vão palale dentlo das panelas Wong. Enfim... as balatas são estaladiças e ficam sempre bem num 76 (galinha com amêndoas) e os latos, às postas, disfalçam-se bem num pato com molho de ostlas (um 45).
ZP - Já entendi tudo. Obrigado amigo Tatud... um destes dias hei-de passar por lá só para o cumprimentar, porque sabe que eu é mais comidinha portuguesa e bebida, muita bebida!
THJD - Passe passe, que eu fazele desconto! E até podel fazele vinho chineze, descalço-me, piso a uva e plonto!
ZP - Estou quase a entrar no paraíso com essa visão! Fica para outra vez, obrigado!
1 comentário:
Huummmm, serei só eu ou mais alguém ficou com uma subita vontade de ir ao chinoca enfardar um 54 com arroz chau-chau e dois clepes?!
Enviar um comentário