sexta-feira, 12 de maio de 2006

As aguemas e os bagões assinalados...


Estava eu muito descansado a sorver néctares de uva levemente fermentada e alcoolizada na Taberna da aldeia e eis quando dou por mim a partilhar conversa com um cidadão que também ali fora na esperança de terminar em beleza mais um dia de trabalho. Sendo mais um entre os anónimos desta aldeia, a verdade é que entre aqueles que partilham a bebida (ele partilhou a bebida dele comigo, na verdade, enquanto da minha nada sobrou para partilha) se criam laços de amizade que nos levam a fazer revelações que, noutros locais, não existiriam.
Vem este intróito a propósito porque esse meu companheiro de taberna, descobri-o depois, era um representante do povo na instituição parlamentar, pertencendo a um partido da actual oposição que não posso referir mas tem a cor laranja.
E foi, precisamente, a respeito do seu "grande" líder que a conversa acabou por se dirigir, ficando este vosso criado a saber que existe, desde que aquele personagem ascendeu a n.º 1 do partido, um veto total e absoluto, embora não escrito, a qualquer militante que pretenda entrar no partido que tenha em seu nome a palavra Félix.
Perante o meu espanto, o meu ilustre companheiro lá se descaíu sobre o motivo.
Na véspera de um congresso partidário, em conversa de bastidores com o seu novo líder, foi-lhe por este explicado que essa norma por si fixada se devia ao facto, e passo a citar: "de o paguetido segue conhecido como o paguetido dos bagões laganja. Agoga, imagine só se eu me lembegasse de convocague uma gueunião com eles e pedisse que fossem chamague a bagonesa Fegueiga Leite, o bagão Dias Lougueigo, o bagão Luís Filipe Menezes, o bagão Albegueto João Jaguedim e, assumindo que esse militante chegaguia gapidamente a esse estatuto, o bagão Félix. Estava-se mesmo a vegue quem iguia apaguecegue na gueunião, não ega?"
Hic Hic Huga... ups, Hurra

Sem comentários: