quinta-feira, 20 de abril de 2006

Sonho de uma noite de Abril

"Boa tarde, senhores e senhoras jornalistas. Como sabem, a conferência de líderes dos grupos parlamentares esteve reunida esta tarde para analisar a situação ocorrida na semana da Páscoa, e, após algumas horas de discussão, foi deliberado, por maioria dos líderes presentes, apresentar as seguintes duas propostas de alteração do Regimento ao senhor Presidente da Assembleia da República:
Em primeiro lugar, os senhores deputados passarem a gozar de isenção de horário de trabalho.
Em segundo lugar, as votações no plenário passarem a ser efectuadas através de correio electrónico.
Com estas propostas esperamos contribuir para a dignificação da Assembleia da República e do papel dos deputados enquanto representantes do povo português. Alguém tem perguntas?
- Júlio Machão da Antena 4. O que querem dizer com isenção de horário de trabalho?
- Como a própria expressão indica, o deputado passa a trabalhar quando quiser, desde que respeite o número legal de horas de trabalho a que está vinculado.
- E onde? A Assembleia passará a estar aberta à noite?
- Obviamente que não. Os senhores deputados, graças às novas tecnologias e à TV Cabo, poderão assistir aos plenários em casa ou onde quer que se encontrem, participando de uma forma saudável nos debates, e podendo até enviar e-mails ou SMS para contribuir no debate. Pensámos também em estabelecer um sistema de videoconferência para a Assembleia da República, mas é algo que ainda tem de ser ponderado.
- Regina Tomates, da Rádio Sensa Renas. Como se poderá processar a votação por correio electrónico?
- A temática ficará sujeita a votação no site da Assembleia durante o período de uma semana, período durante o qual o deputado, com a utilização de uma password, indicará o seu sentido de voto. A percentagem dos votantes aparecerá automaticamente no site à medida que as votações forem sendo efectuadas. Até é mais entusiasmante, não acha?
- E o deputado que não votar? Ser-lhe-á marcada falta?
- Claro que não. Os deputados têm direito à abstenção.
- Então e quando sabemos que os senhores deputados estão a trabalhar?
- A meu ver, os deputados trabalham para o povo português 24 horas por dia, inclusive quando estão a dormir.
- Mas quando é que há faltas injustificadas?
- Isso das faltas injustificadas sempre foi uma questão ridícula. Um deputado nunca falta injustificadamente, está sempre ao serviço da nação. Aliás, outra das nossas propostas é, claro, o desaparecimento do livro de ponto.
- Zé Parvo, da TV1. Atento tudo isso, não será melhor extinguir o espaço físico da Assembleia?
- Também colocamos essa proposta em cima da mesa, mas parece que existem alguns deputados, quiçá mais incompatibilizados com as novas tecnologias, que continuam a opor-se à perda do seu lugar de estacionamento em virtude do desaparecimento da Assembleia. Já falámos com uma empresa de construção civil para assegurar que num futuro projecto de construção neste espaço tais lugares possam ser automaticamente assegurados pelos senhores deputados. Enquanto isso não se resolve, não nos atrevemos a ir tão longe. Mais perguntas?"

3 comentários:

Inspector Serôdio, José Serôdio disse...

É pá, tudo apaga-me já este post.
É que se algum deputado o lê... ainda fica com ideias!

A bem da Nação.

Bottled (em português, Botelho) disse...

Acalmai-vos, Senhor Inspector...

Tende calma...

Que nesta Nação não existe, que se tenha conhecimento, deputado que saiba ler!

E ainda que exista alguma dessas "avis raras", é mais que certo que nenhum é capaz de ter... ideias!

Hic Hic Hurra

ENGº. Viriato disse...

Carissimo Marquês,
Devo confessar que estou algo desapontado com o teu post. Quando vi o título pensei que ia ler a descrição de um sonho altamente erótico, com duas - ou mais - boazudas na "brincadeira" à beira de uma piscina.Debalde, porém. Apenas li a descrição de uma banalissima cena no Parlamento cá da terra. Estou desapontado. Cumprimentos