sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Nooooooooossaaaaaaaa...

Hoje não consigo navegar para lado nenhum na net.
Apenas esta casa se encontra aberta.
Lembrei-me que a culpa deve ser da inveja.
Isto vem a propósito das minhas últimas noites, em que por motivos de força maior, e no período compreendido entre as 22 horas e as 23 horas, tive de conduzir por aí.
Como adepto do zapping da rádio, andei um pouco por todo o lado. Até me deparar com a "Nossa FM", em 107,7. Fiquei fã. Se me sinto mal disposto, passados 2 minutos estou em total gargalhada. Explico porquê.
Na 1.ª noite, apanho com um pastor evangélico (sotaque brasileiro, claro) falando com uma senhora que, grávida aos 16 anos, abandonada pelo sedutor e escorraçada pela família, foi acolhida por uma outra família, onde tudo correu bem. Até a altura em que conheceu outro homem e engravidou novamente e... interrompeu-a o Pastor, perguntando-lhe de quem era a culpa de ter engravidado. A senhora balbuciou meio confusa da resposta que o Pastor queria, mas este respondeu por ela: "Da inveja. A culpa foi da inveja. Você foi vítima de inveja". "Pois, eu sei, eu era muito bonita", respondeu a dita senhora.
Eu, por esta altura, tive de mudar para outro posto senão ainda tinha um acidente com as gargalhadas que me vinham cá de dentro. Sempre pensei que a gravidez passasse por uns quantos espermatezóides mais invejosos.
Na 2.ª noite, apanhei um Pastor a dizer que ia para intervalo publicitário. Fiquei ali à espera de ouvir a publicidade do sítio (do tipo livros ou mercearia do bairro), e eis senão quando um sujeito (com sotaque, claro), começa a enumerar uma lista de sintomas (aumento de peso, sensação de depressão, tristeza, etc.) e que termina com um "se você tem estes sintomas, você está sendo vítima de inveja". Comecei a pensar cá para mim que a publicidade não diferia do programa normal. Entretanto zappei-me.
Na 3.ª noite apanho com uma senhora que está a contar que, depois de longos anos de casamento, o marido deixou-a. "A senhora teve aumento de peso?", pergunta-lhe o Pastor. Perante a resposta negativa da senhora, e com voz desolada, o Pastor diz-lhe que o aumento de peso é um dos sintomas típicos da inveja, e que pensava que também teria esse já que tinha todos os demais. "Sem dúvida alguma você está sendo vítima de inveja!".
Por esta altura eu já estava a pensar no facto de terem criado uma estação de rádio unicamente para dizerem às pessoas que todos os problemas delas passavam pela inveja de terceiros, nunca pela acção ou omissão dos próprios.
O auge foi atingido na 4.ª noite, quando deparo-me com a conversa do Pastor com um casal que tinha uma clínica no Norte, três carros, uma casa e, de repente, ficou só com um carro e a roupa do corpo e tiveram de ir viver no Sul para a casa da mãe de um deles. A resposta do Pastor foi óbvia: foram vítima de inveja.
Existem, sem dúvida alguma, pessoas que gostam de ouvir tais palavras: é sempre mais fácil responsabilizar qualquer coisa que nos seja alheia pelas nossas deficiências ou omissões do que admitir os nossos erros.
Mas porque não variam as razões?
Porque é que a culpa não pode ser da conjugação astrológica? Dos espanhóis? Ou pura e simplesmente da Ana Drago?
Enfim. Meus caros Viriato e Zé. Apenas vos recordo que existe uma igreja evangélica em Portugal que vos diz que, por aumentarem de peso, vocês estão sendo vítimas de inveja...

2 comentários:

Bottled (em português, Botelho) disse...

Meu caro Marquês,

Sabe o que lhe digo?

V. Senhoria está é com INVEJA do meu proeminente abdómen!

Hic Hic Hurra

ENGº. Viriato disse...

Trinca-espimhas invejoso: eu não tenho culpa de ter caído dentro do caldeirão da poção mágica quando era pequeno...ainda por cima os druidas lusitanos acrescentam sempre um naquito de porco à poção, um chouricinho, um queijinho e um pãozinho alentejano(babo-me), tudo regado com uma pinga capaz de levantar o Zé do chão depois de uma noitada de pandega...NÃO HÁ QUEM RESISTA MARQUÊS!!!