quarta-feira, 9 de novembro de 2005

Primeiros carros incendiados em Portugal

É verdade! Esta noite foram incendiados os primeiros dois automóveis no nosso país na sequência do que tem acontecido em França e que já se espalhou para a Bélgica e para a Alemanha.
O mais fácil é considerarmos que se trata da obra de vândalos desintegrados socialmente e marginalizados por todos. Mas a verdade é que a questão é muito mais grave e profunda. Os governantes europeus têm assistido impávidos e serenos ao afundar das empresas europeias e ao aumento desmesurado do desemprego entre as camadas mais jovens. Estamos agora a começar a pagar o preço dessa atitude negligente.
Por toda a União Europeia existem milhões de pessoas descontentes e em extrema condição de pobreza, muitos deles com formação académica média e/ou superior, os quais se vêm apercebendo cada vez mais claramente que a sua situação não irá mudar nos próximos anos. Além disso, o fosso entre os ricos e os pobres não pára de se alargar, criando desconforto, inveja e descontentamento entre a grande maioria dos deserdados desta sociedade. Nada mais natural que esses sentimentos se transformarem, mais tarde ou mais cedo, em acções violentas.
O actual estado de coisas deve ser um abre-olhos para os governantes europeus: ou invertem JÁ o estado das coisas e combatem as injustiças sociais galopantes no Continente, ou poderemos todos estar a assistir a um período pré-revolucionário. O que virá depois?! Essa incógnita deverá ser a preocupação de todos!

Sem comentários: