terça-feira, 20 de setembro de 2005

Marketing político


Normalmente, um sujeito apenas repara nos outdoors quando se encontra parado, no interior de um veículo, junto a um semáforo com o sinal vermelho.
Ontem mais uma vez isso sucedeu e pude olhar com melhor atenção para três outdoors.
O primeiro tinha uma fotografia enorme de José Ribeiro e Castro, com o logotipo do CDS-PP convertido num coração, e com os dizeres De Novo do Seu Lado.
Estas cinco curtas palavras levam-nos a várias conclusões lógicas.
A primeira é a de que o CDS-PP está de novo do nosso lado, seja lá o que isso for. Presumo que a referência seja partidária e não directa à figura do líder, já que não me recordo de alguma vez Ribeiro e Castro ter estado alguma vez do meu lado. Esteve, talvez, ao lado de alguns benfiquistas que apoiaram e votaram João Vale e Azevedo noutras batalhas distantes do campo ideológico e partidário.
A segunda conclusão é a de que, antes, o CDS-PP não estava do nosso lado.
Ora, aqui o momento imediatamente anterior à entrada em cena de José Ribeiro e Castro é a fase em que o CDS-PP esteve no Governo.
Ou seja, enquanto poder, o CDS-PP não esteve do lado dos portugueses (o que até já sabíamos, mas o próprio partido dizê-lo assim tão clara e publicamente através da figura do líder...).
A terceira conclusão lógica e sequencial é a de que o próprio partido considera que Paulo Portas não estava ao lado dos portugueses.
O que nos leva à pergunta óbvia: depois deste outdoor, o Paulo e o Zé ainda se falam?
O segundo outdoor possuía conteúdo ali aposto pelo Bloco de Esquerda, com os dizeres Bloco – Energia Alternativa.
Este slogan pode conter duas leituras possíveis, a meu ver.
A primeira prende-se com a actual crise energética emergente do sucessivo aumento do preço do crude, disponibilizando-se o pessoal do Bloco de Esquerda, publicamente e para o pessoal parado nos semáforos, a substituir os actuais combustíveis.
Eu não me importava de ter o pessoal do Bloco a empurrar-me o veículo, mediante um pagamento inferior ao preço actual do combustível. Ou de ter a Ana Drago acoplada ao meu fogão enquanto substituta da minha garrafa de gás butano. Todavia, duvido da eficácia e dos resultados de tais energias alternativas, embora quiçá mais baratas.
A outra leitura possível poderá estar relacionada com o lançamento, pelo Bloco de Esquerda, da ideia de um referendo sobre a descriminalização da venda e cedência de drogas leves, apresentando-se o haxixe e a liamba como possíveis energias alternativas para que a população portuguesa ganhe motivação e mais energia para enfrentar as diatribes diárias dos nossos políticos.
Fico a aguardar com ansiedade melhores desenvolvimentos futuros deste cartaz.
O terceiro outdoor pertencia ao PS e, com tanta coisa genérica que ali dizia, apenas me ficou na memória o último PS – Para Um Futuro Melhor.
Honra lhes seja feita, os sujeitos não escondem ao que vão. Se queres um futuro melhor, filia-te no PS. Aliás, as únicas pessoas que não tenho visto se queixarem do actual Governo são filiadas no PS. Talvez motivadas pelo melhor presente.
Finalmente apareceu a luz verde no semáforo.
Fico à espera de apanhar com o vermelho em algum lado onde existam outdoors do PSD e da CDU.

Sem comentários: