sexta-feira, 16 de setembro de 2005

Gama aceita nova proposta de referendo

Jaime Gama, presidente da Assembleia da República, aceitou a nova proposta de referendo sobre o aborto apresentada ontem pelo Partido Socialista, depois de considerar implicitamente que nesse dia se iniciou uma nova sessão legislativa.
Desta é que ninguém estava à espera! O Presidente da Assembleia da República, pertencente ao partido maioritário da Assembleia da República, concordar com o entendimento jurídico proposto pelos membros da Assembleia da República pertencentes ao PS. Que surpresa se seguirá? O Fernando Gomes concordar com a posição governamental de não descer o imposto sobre combustíveis? Isto é que era! Ou o Jorge Sampaio aprovar a lei relativa às férias judiciais aprovada pelo Partido Socialista, sem a enviar previamente ao Tribunal Constitucional apesar de saber existir um parecer de inconstitucionalidade de alguns aspectos da mesma elaborado pelo Professor Fausto de Quadros? Pelo menos no tempo do Santana Lopes uma pessoa nunca sabia como iriam reagir os demais intervenientes, incluindo dentro do próprio Governo (vide caso Henrique Chaves).
Este país está, definitivamente, a tornar-se monótono. Para pior.
Enfim, a única curiosidade disto tudo reside em saber se o objectivo prévio do Bloco de Esquerda de pôr Cavaco Silva a falar do aborto irá resultar ou se o homem ainda tem trunfos na manga para iludir a questão.
Quanto ao mais, e infelizmente a meu ver, lá vamos para mais uma votação com elevadíssima margem de abstenção, dado o tema de que se trata, o número de sucessivas eleições no curto espaço de 4 meses e o escasso tempo para realmente mobilizar a opinião pública para a discussão da matéria e para o esclarecimento. Sobretudo os sacanas dos homens que pensam sempre que não tem nada a ver com o assunto em apreço. Dado o caminho seguido, temo um resultado abstencional mais forte do que o verificado no referendo anterior. A ver vamos.

Sem comentários: