segunda-feira, 26 de setembro de 2005

A esquerda presidencial e Manuel Alegre

Na sequência da apresentação da candidatura de Manuel Alegre, José Sócrates declarou publicamente que a referida candidatura não era importante e que Mário Soares iria congregar o voto de toda a esquerda.
Entretanto, Jerónimo de Sousa já veio a público criticar a candidatura de Manuel Alegre.
Pois é. Zangam-se as comadres, descobrem-se as verdades.
De facto, a candidatura de Manuel Alegre veio pôr a nu o arranjo que já se suspeitava existir à esquerda entre os vários candidatos presidenciais dessa área. Com excepção clara do sempre lutador Garcia Pereira.
Não foi inocente a presença de Fernando Rosas na apresentação da candidatura de Mário Soares. Ou a nomeação de Joana Amaral Dias como mandatária para a juventude do mesmo candidato.
Nem seria a primeira vez que Jerónimo de Sousa faria campanha para desistir à boca das urnas a favor de um candidato socialista.
Nunca me subsistiram dúvidas de que os candidatos Jerónimo de Sousa e Francisco Louça iriam aproveitar o dinheiro dos contribuintes para fazer um pouco mais de campanha eleitoral em prol dos seus partidos, sem no entanto irem a votos.
O que denota clara deslealdade para com os cidadãos, tendo em conta que se trata de uma eleição de pessoas e não de partidos.
O que ambos não estavam à espera, decerto, é que surgisse uma candidatura na mesma área política que Mário Soares.
Antes da apresentação de candidatura de Manuel Alegre, a escolha e a justificação para a desistência era óbvia: a eleição presidencial do candidato de esquerda à primeira volta, contra um eventual candidato de direita.
Agora, tal revela-se quase impossível.
Desapareceu a razão essencial para ambos desistirem. E, indo a votos, correm o risco de obterem votações ridículas quando em comparação com os votos obtidos nas anteriores eleições legislativas em representação dos respectivos partidos.
Mas, se desistirem, nunca irão conseguir explicar aos seus potenciais eleitores o motivo de terem de votar em Soares e não em Alegre. Sobretudo quando os media apontam Alegre como possuíndo um pensamento mais à esquerda que Mário Soares.
Quem se deve estar a divertir com isto tudo deve ser Cavaco Silva, lá no seu burgo algarvio.

Sem comentários: