segunda-feira, 9 de junho de 2008

Greve de carroceiros afecta duramente São Cornélio

A aldeia sabe que as greves estão para durar em todo o País.
E foi hoje surpreendida com a existência de uma paralisação geral que afectou as duas únicas carroças na bela localidade transmontana de São Cornélio, o que muito tem transtornado a vida dos seus habitantes.
Poejo Mento, proprietário de uma das carroças, que detém 50% dos transportes contratados naquela localidade, esclareceu à aldeia o motivo daquela greve: "Pois é assim, 'tá a perceber, nós aqui somos pessoas simples, 'tá a perceber, mas honestas! E ontem, ali no café do Toino, eu topei que o Zeca Valgadura, o meu rival neste negócio dos transportes, 'tá a perceber, me olhava de esguelha e sorria pelo canto da boca, ´tá a perceber? O homem ou 'tava com os copos ou queria festa, 'tá a perceber, e eu perguntei-lhe o que se 'tava a passar, 'tá a perceber? Vai daí, ele vira-se para mim, 'tá a perceber, e diz-me que a sua empresa era maior do que a minha e que já havia adquirido um novo burro para a sua carroça, que passaria assim a ser movida a oito patas. E eu perguntei-lhe onde tinha ido ele buscar dinheiro para comprar o animal, 'tá a perceber, e ele disse-me que eu não tinha nada a ver com isso, ´tá a perceber? Ora bem, no meu modesto entender, num local como este onde só há duas carroças, ele tem um dever de lealdade, ´tá a perceber, para com o rival e devemos estar em condições de igualdade, para não haver cá dessa coisa da concorrência desleal, ´tá a perceber? De modos que eu fiquei desconfiado que ali havia marosca, 'tá a perceber, e como havíamos concorrido ambos a um subsídio lá do Mistério da Agricultura, ou como é que aquilo se chama, 'tá a perceber, pensei que a ele tinha sido atribuído um valor para a aquisição do animal e eu tinha ficado a arder, ´tá a perceber? De modos que decidi demonstrar a minha indignação, e pondero mesmo levar este caso até à Autoridade da Concorrência, que poderá aproveitar o relatório sobre o preço dos combustíveis, 'tá a perceber, o tal que o Ministro usa sempre que vai à casinha para limpar... isso... 'tá a perceber, e adaptá-lo à minha situação, que estou a ser prejudicado e não sei se não terei de vender o burro e ficar com a carroça ou se faço o contrário, ´tá a perceber? De qualquer das formas, vou ficar prejudicado num negócio que já o pai do pai do pai do pai do pai do meu pai, e respectivos filhos, ´tá a perceber, tinha criado e que assim vai morrer, que eu não estou para aturar isto, ´tá a perceber?".
A aldeia tentou, sem sucesso, ouvir Zeca Valgadura, mas este estava a ver o treino da selecção nacional de futebol em directo na televisão e pediu à sua assessora de imprensa, Josefa Ladora, para nos dizer que em breve fará um comunicado oficial a todo o povo de São Cornélio a explicar o sucedido, com documentos e tudo, e que, até lá, quer é ver o Europeu de futebol na santa paz do Senhor, sendo que até terminar aquela competição não vai trabalhar.
O povo está indignado com toda esta situação e Armando Eunisto, jovem e garboso presidente da Junta de Freguesia, que venceu as últimas eleições com 15 votos a favor e apenas 2 contra, espumava de raiva quando nos referiu que foi o caos no trânsito na rua principal da povoação, pois demorou cerca de 10 minutos a chegar à Junta por se ter de desviar das carroças paradas e das pessoas que ali se encontravam a refilar, quando, em dias normais, gastaria apenas meio minuto para fazer o mesmo trajecto.
A greve anda por todo o lado, ´tão a perceber?
Hic Hic Hurra

2 comentários:

Rabodesaia disse...

Até sábado... pelo menos... o país esta-se perfeitamente nas tintas para as greves!

E claro uma greve antes do feriado dá sempre jeito!E isto tanto para os carroceiros, como para os correiros... soa-me a " jeitinho de calendário".

Anónimo disse...

A propósito de carroça, será que o burro...enfim...conheceis o resto...

O pior é andarem por aí, na vossa aldeia, com cartazes que dizem "ZECA GAY"...
É chato, nem cuscopos deviam fazer dessas vilanias...